2009-04-25

Vamos soltar a imaginação e criar...

Hoje resolvi inventar alguns desafios para colocar amanhã aos alunos do 4º ano.
Bem, mas se os pequenotes do 2º ano os virem tenho a certeza que também vão fazer coisas giras...

Estou curiosa por os ver soltar a imaginação e criar histórias.
Mas talvez comece por lhes contar uma história, ou antes por os convidar a ouvir uma história.
Acho que esta é capaz de ser apropriada:

O Lápis do André
(clica na imagem ou no título para a veres)
O QUE PODEM FAZER?
Em pares, escolhem um desafio e vão trabalhar em conjunto nele, ok?

Tens 3 possibilidades: 2 histórias com a Dagmar e 1 história com as fotos.

Com a DAGMAR
(imagens do livro "Era uma vez uma casa" de Dagmar Urbánková)
1. escolham uma das histórias,
2. continuem a história,
3. ilustrem-na com mais outro desenho
Olá, eu sou a Dagmar. Às vezes acontecem-me coisas estranhas…
História 1

Um destes dias, comi uma maçã depois de jantar. Tinha sido um dia muito bom, tinha ido à praia e jogado à bola com uns amigos e, por isso, estava muito cansada… tanto que quase adormeci em cima do prato!
De repente, estava a voar no espaço, deitada numa canoa que era uma semente da maçã!
Como é que isto me aconteceu? Para onde é que fui? E como é que voltei?

História 2


Penso que os bolsos do meu casaco são mágicos. Por exemplo, ontem levava um livro no bolso esquerdo para ler em casa. Quando o abri começou a chover e as páginas do livro ficaram azuis como a água… bem e as palavras eram estranhas…
O que é que teria acontecido? Como é que consegui ler o livro? De que tratava?
Com as Fotos
História 3
1. Escolhe 3 fotos destas quatro
2. Com essas 3 fotos vais inventa uma história que as ligue….
3.nomes aos sítios e às personagens...
4. Podes acrescentar personagens e podes ilustrar com mais uma imagem
Espero que se divirtam. Mãos à obra!
Tenho a certeza que vão sair coisas giras, depois contamos como foi.

2009-04-20

O que se passou na sala do 2º ano

O prometido é devido, embora com algum atraso... então, aqui vai um pouco do que se passou ontem com os pequenotes do 2º ano.

O que é que eles sabiam da expressão 25 de Abril? Porque são ainda muito pequenitos nenhum sabia muito bem o que tinha acontecido no dia 25 de Abril de 1974. Mas alguns sabiam, por exemplo, que é o nome de uma das pontes sobre o Tejo...

Para saberem mais dessa data deixo aqui a ligação para a história que foi sugerida pela minha amiga Teresa (nos comentários). É mesmo muito bonita - chama-se O Tesouro e está aqui


Falámos só um bocadinho da razão pela qual é feriado (a Revolução dos Cravos) e começámos a partir daí a explorar as várias datas que tinha seleccionado para falar com eles.

Como viram, as datas não estão por ordem cronológica, ou seja, os anos não estão na ordem... E isso foi um dos desafios que lhes coloquei. Um a um foram escrevendo no quadro da sala o ano de que estávamos a falar, mas aí tinham de ficar por ordem. E portaram-se muito bem (são alunos do 2º ano) com uns números mais difíceis que outros, mas eles ajudavam o colega que estava no quadro. E acertaram todos... Aqui fica um desenho da linha do tempo que ficou no quadro.

Ficaram com a ideia de que passaram muitos anos entre o primeiro (1500) e o último (1974)...

À medida que falávamos dos acontecimentos íamos explorando uma ou outra das ligações que eu tinha encontrado. E, claro que estavam com vontade de ver os vídeos (em particular, o do Charlot que estava mesmo ali a rir-se para eles).

E de quais gostaram mais? Bem, alguns dos acontecimentos interessaram mais uns que outros.


Mas acho que todos gostaram das viagens espaciais e de ver o lançamento do 1º homem para o espaço - conversámos sobre os fatos dos astronautas (era cor de laranja), para que servia o capacete (por causa da respiração), da razão pela qual o astronauta disse que a Terra era azul (aqui fica uma imagem da Terra vista do ar para verem que parece mesmo azul)...

E tenho a certeza que todos gostaram de explorar o código Morse... sim, de explorar, pois fomos experimentar o tradutor que está na net (aqui).

Claro que todos queriam ver o nome deles escrito em código Morse... mas só experimentámos alguns nomes:
- o do Diogo ( -.. .. --- --. --- ) Espera, quero passar para o meu caderno!
- o da Sofia ( ... --- ..-. .. .- )
- o da Sara - Será que conseguem adivinhar já alguns dos sinais de algumas letras?
E foram capazes de saber qual era o s e o a ( ... .- .-. .- )

Para vocês experimentarem escrever o vosso nome ou uma frase, podem consultar o código (letras e números) aqui ou podem ir ao tradutor.

E outro tema que todos gostaram muito foi o do Charlie Chaplin que eles não conheciam. Bem, depois de verem o filme que estava no post anterior, uma aluna lembrou-se que tem em casa um filme deste actor - o Charlot. Até se ofereceu para o levar um dia destes para a escola para todos verem... Que sorte, não é???

Estiveram todos a ver com muita atenção o filme em que o Charlot faz uma dança de ballet com 2 garfos e dois pães... e, claro que se divertiram (e tiveram ideias que espero que não tenham dado mau resultado no almoço!).

Como vêem conversámos de muitas coisas e ficaram muitas pontas para continuar a explorar... E acho que algumas dessas ideias vão continuar a ser trabalhadas pelos alunos, agora com a Sara e, talvez, em casa com alguns pais (no Magalhães???).
Para já, ficaram com ligações a sites que podem ajudar essa exploração... e com alguns livros do Centro de Recursos da escola que eu lhes deixei na sala e claro que os pais e avós também sabem muitas coisas destes temas.

E pode ser que eles nos venham aqui deixar alguns desses trabalhos (ou fotos deles) para nós vermos, ou que continuem a conversa aqui nos comentários... Nós íamos gostar não era????

Bem, e agora até para a semana (com os alunos do 4º ano).

Bom dia 25 de Abril para todos!

2009-04-19

em Abril aconteceu...

De volta depois das férias da Páscoa!

Hoje faz anos uma amiga minha (a Teresa,... muitos parabéns coloridos!!!!) e esta semana comemora-se um dia muito importante para Portugal - o 25 de Abril de 1974 (algumas imagens e uma canção - aqui).


Isso fez-me pensar que podia ser giro procurar saber que outras coisas aconteceram no mundo em Abril...
Então fui à procura e encontrei alguns acontecimentos muito giros... Eu gostei, será que os meus amiguitos e amiguitas vão gostar???

Aqui ficam algumas datas e outras coisas para amanhã conversarmos colocarmos por ordem...

2 Abril 1805
nasceu Hans Christian Andersen - escritor de contos infantis
- para saberes mais - o sítio na wikipedia
- para leres alguns contos dele - um sítio com a foto dele junto ao nosso Aqueduto das Águas Livres

11 Abril 1970
Os homens começaram a viajar no espaço no século XX. Mas as viagens nem sempre correram bem... Por exemplo, a da nave Appolo 13 (Dos Estados Unidos da América) teve alguns problemas, mas conseguiram voltaram à Terra ainda em Abril, no dia 17!
Podes ver imagens reais desta viagem (clica aqui )

21 Abril 1960
Ainda continuamos nas viagens espaciais, o primeiro homem que foi lançado no espaço foi Yuri Gagarin (russo).
Neste vôo ele disse a famosa frase: "A Terra é azul". Porque será???
Queres ver um vídeo do lançamento? Vai aqui
E para saber mais dessa viagem e da sua vida - na wikipedia

16 Abril 1889
Também há coisas interessantes sobre o cinema. Neste dia nascia o actor Charlie Chaplin, o que ficou conhecido como o Charlot. Será que o conhecem???
Aqui é o sítio oficial em que encontras tudo sobre ele (mas em inglês).
Mas também podes ver filmes dele. Por exemplo estes:
– Tempos Modernos (clica aqui)
- O Circo (clica aqui)
- O garoto (clica aqui)


22 Abril 1500
Neste dia, o navegador Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil viajando num barco como este:

Queres saber mais deste navegador? (clica aqui onde podes ver a imagem maior)

27 de Abril 1791
Neste dia nasceu Samuel Morse que foi um dos inventores do telégrafo e do código Morse. Sabes o que é este código?
- podes ver na Wikipedia
- neste sítio aqui podes ver o teu nome escrito em código Morse

29 Abril 1870
Neste dia inaugurou-se a estátua de D. Pedro IV no Rossio. Acho que sabes onde é... mas aqui fica uma página da wikipedia onde podes ver fotos e ler informações...

É muita coisa! Qual delas é que eles vão querer espreitar???

Amanhã dizemos o que se passou!

2009-03-23

Será que vão escrever uma história para o Saramago???

Hoje de manhã estive na sala do 4º ano como previsto.

Fomos ver o post em que estava o trabalho deles da sessão anterior, pois alguns alunos tinham feito continuações da história mas não as tinham conseguido colocar lá. Tinham feito as histórias no caderno. Então fomos colocar uma delas, a do Alexandre, nos comentários para perceberem bem como se fazia (vejam nos comentários deste post).
Agora espero que outros colegas vão lá colocar as suas histórias...

Era tempo, então, de nos dedicarmos à história "A maior flor do mundo". O livro está disponível para empréstimo na biblioteca da escola e, por isso, levei-o para a sala. Pudemos ler um bocadinho do livro (o princípio e o fim) e ver algumas das ilustrações. Espero que fiquem com apetite para o requisitarem e lerem.

Alguns meninos já conheciam o nome do escritor mas não sabiam que ele tinha ganho o Prémo Nobel... em 1998 - "Foi o ano em que eu nasci" disse um deles!

Fomos, então, ver o video mas a imagem ficava parada de vez em quando. Aproveitávamos esses momentos para conversar sobre algumas partes, para antecipar o que podia acontecer, mas também para apreciar a animação.
"de que são feitos os bonecos?... parece plasticina!"...
"Estão muito bem feitos,... até o carro e as árvores... o escaravelho tem cara de pessoa!"

Viram o filme com atenção e acho que gostaram.

Desafiei-os então a escreverem uma história para enviarmos para o blog de José Saramago (como fizeram noutras escolas).
Parece que alguns gostaram da ideia e para os ajudar a construir essa história lembrei-me de fazer um exercício com as cartas da "Arca dos Contos".

Dividiram-se em 4 grupos e cada grupo ficou com algumas cartas e com uma tarefa:
- decidir quais as personagens mais importantes da história e dar-lhes nomes
- escolher 4 palavras que traduzissem as acções mais relevantes da história
- decidir quais eram as palavras-chave mais apropriadas
- escolher palavras que caracterizassem as personagens ou as situações
Mas estas escolhas deviam ser discutidas em grupo para depois serem partilhadas com o resto da turma.
Aqui ficam as propostas a que eles chegaram:
Nomes das personagens
André (filho) - Pedro (pai) - Mafalda (mãe) - José (escaravelho) - Margarida (a flor) - José Magalhães (o autor/narrador)
Acções
transformar - querer - viajar - ousar
Palavras-chave
sacrifício - transformação - vontade
Caracterizações
perigoso - curioso - maravilhado - teimoso - furioso - emocionado - astuto - veloz

Para que estas palavras fossem aceites por todos, era preciso que todos compreendessem a relação delas com a história.
Por isso debatemos coisas como estas:

"quem é que foi astuto?" - O André
"e o que é que era perigoso?" - ir atrás do escaravelho José para longe da casa
"e quem é que ficou maravilhado?" - o André mas também as pessoas todas da aldeia
"e quem é que ficou furioso?" - os pais, bem mas eles também ficaram preocupados, assustados e depois emocionados quando encontraram o André...

Então combinámos que se devia acrescentar a palavra emocionado que não aparece nas cartas.

E agora, o que fazer com estas palavras???
Escrever a história para enviarmos ao José Saramago.

Como já era hora de almoço ficou combinado que faziam a história mais tarde e que me enviavam depois...
Ficamos à espera pois eles estiveram bastante entusiasmados a decidir as palavras importantes...

E agora desejos de Boa Páscoa para vocês todos com muitas amêndoas e ovos de chocolate...

2009-03-22

Saramago para crianças


Amanhã é dia de trabalhar com o 4º ano... é o nosso segundo dia de actividade e vai decorrer na sala deles...
E o que é que eu estou a preparar para fazermos?

Bem, estamos a entrar na Primavera... e pensei em explorar algo que tenha a ver com essa época. E nem de propósito, uma amiga minha (a Teresa) enviou-me esta semana um vídeo com um filme de animação que achei que estava mesmo a calhar.

Chama-se "A maior flor do mundo" e foi feito a partir de um livro infantil... ou talvez não!

A história foi imaginada por José Saramago que é um escritor português que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1998 - para saber mais sobre este escritor (aqui) e sobre esse prémio (aqui).
O José Saramago escreve livros para gente crescida... mas criou esta história para gente mais pequena... Bem, ele acha que não sabe escrever para as crianças e, por isso, desafia os seus leitores (e ouvintes) a escreverem a história que ele imaginou...

quem sabe se um dia não lerei outra vez esta história, escrita por ti que me lês mas muito mais bonita

Ah! Então podemos imaginar as histórias sem sermos nós a escrevê-las? Bem, acho que sim...
Mas, então, ele escreveu um livro para crianças ou não? Claro que sim, pois está à venda nas livrarias e nos supermercados na secção de crianças.
Querem ver a capa? Aqui fica.


(clica na imagem)

E querem ver o livro por dentro??? Cliquem aqui que vão ver as páginas do livro e as suas ilustrações.

Bem, mas nós amanhã vamos ver o vídeo e depois vamos conversar sobre a história. Podemos falar, por exemplo, sobre os espaços, as personagens, os sentimentos e acções, e vamos ver se chegamos a acordo sobre algumas palavras-chave que podem caracterizar esta história.

Aqui fica então o vídeo com a história "A maior flor do mundo"


A Maior Flor do Mundo from Fundação Jose Saramago on Vimeo.

E será que os alunos vão seguir o desafio do autor e vão querer escrever a história??? Era giro.

Os alunos do Centro de Reabilitação do Alcoitão escreveram uma bem bonita que enviaram para o Blog da Fundação do José Saramago. Podem lê-la aqui. Não achavam giro enviar uma também?

Mas também podem ler a história que foi escrita e ilustrada por um conjunto de pessoas (gente pequena e gente crescida) em Almada. Espreitem aqui pois é muito bonita.

E para saberem mais sobre este autor podem ler a entrevista que lhe foi feita por alunos do 6º ano da Golegã (cliquem aqui ).

Amanhã contamos como foi. Até amanhã.

2009-03-16

a partir da Alice no País das Maravilhas

Hoje estivemos a trabalhar no Centro de Recursos da escola e, por isso, estivemos todos à volta da mesa a conversar a partir da história da Alice no País das Maravilhas.

A Madalena lia pequenas partes da história (o 1º capítulo de um livro colorido, com folhas arco-íris) e íamos conversando sobre elas.

Fomos falando, por exemplo, de:

- personagens que entravam mesmo nessa parte da história - a Alice, o Coelho - e aquelas que estavam na lembrança da Alice (a gata Dinah)

- acções que estavam a acontecer - correr, falar, espreitar...

- espaços em que decorria a acção - beira do rio, poço...

Mas também falámos de como se fazem poços, do que acontece se fizermos um poço tão grande que vá sair do outro lado da Terra (vamos encontrar ourto país, a Nova Zelândia, querem ver onde fica??? é aqui).

Quando acabámos de ler este capítulo, a Madalena distribuiu uns cartões com palavras de 4 categorias - personagens animais, acções, características, palavras-chave.
Estes cartões fazem parte de um jogo que se chama A Arca dos Contos, da editora Apenas (para verem como é cliquem aqui).

Fizémos 4 grupos e cada grupo fciou com uma categoria de cartões e teve de escolher algumas palavras que estavam relacionadas com a história que tínhamos lido.

Depois conversámos todos sobre elas. Tivemos de concordar todos com as palavras escolhidas e para isso tivemos de explicar o que pensávamos - Porque é que acham que a palavra segredo é adequada? Será que a palavra invisível tem a ver com isto???

Quando não concordávamos com alguma palavra ela era posta de lado. Foram estas as palavras que seleccionámos:

segredo - tentação -vontade - medo - sabedoria - curioso - maravilhoso - perigoso - invisível - veloz - astuto - viajar - procurar - esquecer

E agora? O que fazer com as palavras???

"Vamos escolher algumas delas e fazer outras histórias???"

"Boa! (disse a professora Sara) Vamos fazê-las depois do almoço na sala e vamos mandar à Madalena, pode ser???"

E lá foram almoçar. E de tarde fizeram mesmo a história. Antes de sairem da escola foram dar à Madalena.

Aqui fica a história.
Vejam lá se não está gira, as mesmas palavras com imaginação dão muitas histórias diferentes. Esta foi construída por todos eles, em conjunto.

O palhaço mágico

Era uma vez um palhaço muito medroso que tinha muito medo de não conseguir fazer rir as pessoas. O palhaço tinha um cão muito astuto chamado Chucha que, além disso, era muito curioso. O palhaço e o Chucha trabalhavam num maravilhoso circo colorido. Um dia apareceu uma menina chamada Maria que tinha um galo invisível, só a Maria o conseguia ver. A maior parte das vezes as pessoas pensavam que falava sozinha. A Maria tentava guardar esse segredo para os outros não pensarem que ela era uma menina tonta por falar sozinha. Ela tinha muita vontade de partilhar o seu segredo mas não podia e isso era uma grande tentação. Quando a Maria chegou ao pé do palhaço ele disse:
- Tens um galo muito engraçado.
Ela respondeu:
- Como é que sabes? Tu consegues ver o meu galo?
- Claro que sim, com sabedoria e alguns poderes mágicos eu consigo ver. Eu costumo viajar por todo o mundo com os meus poderes.
- O teu cão é muito veloz, é perigoso? - perguntou a Maria.
- Não, ele é muito meigo. Anda, vem procurar amigos e damos um espectáculo que ninguém vai esquecer.

Não acham que tenho uns amiguitos bem imaginativos??? Eu acho! Estão de parabéns...

2009-03-15

Da Páscoa, aos coelhos e a Alice....

Amanhã vai ser a última 2ª feira que vou estar com eles antes da Páscoa e então comecei a pensar - O que é que se passa nesta época???

Há o hábito dos ovos de Páscoa, dos folares, dos chocolates, das amêndoas...
mas também há quem goste dos coelhinhos de Páscoa que vão esconder (ou encontrar?) os ovos!

E a Alice? O que é que ela tem a ver com isto??? Bem a Alice de que falo é a "Alice no País das Maravilhas" que tem um amigo que é o Coelho Branco. Será que conhecem a história??? Já vos falo dela, lá mais à frente, ou antes... amanhã!!!!

Fui ver na net se encontrava histórias infantis ligadas a estes temas... e claro que encontrei. Depois fiquei com a dificuldade da escolha, aí é que a "porca torce o rabo" (isto é um provérbio, experimentem descobrir um), ou seja, é mesmo difícil.
Será que eles gostam desta? Hum... esta é muito grande, mas esta também não é quase nada...

Bem, acabei por me decidir pelo princípio da história da Alice mesmo quando ela conhece o Coelho Branco.
Já vos estou a ouvir refilar... Mas isso não tem nada a ver com a Páscoa!!! Pois não...

Bom, então deixo aqui uns sítios para visitarem (nas férias, ou logo à tardinha em casa, ou na sala com a professora Sara ou o professor Luís) e aprenderam coisas sobre a Páscoa.

Em Mirandela é que se fazem os folares (espreita aqui)

Mas na Alemanha (onde nasceu a tradição do Coelhinhos de Páscoa) é muito diferente. Lá enfeitam os ovos que ficam muito coloridos. Aqui vês um a ser pintado (eu amanhã vou levar um a sério para verem ao vivo).

Nesse país, há muitos anos, dizia-se às crianças que os coelhos levavam os ovos e os escondiam nas ervas. Na manhã do dia de Páscoa as crianças tinham de procurar os ovos escondidos pelos coelhinhos.
Para saberes mais sobre estas tradições alemãs podes clicar aqui e se quiseres vai visitar aqui o Museu do Coelho da Páscoa na Alemanha.

Mas também podes ler a versão curta da LENDA DO COELHO DE PÁSCOA (aqui)

E o que são Ovos de Páscoa (vejam aqui)?

Sabes que o dia de Páscoa está sempre a mudar de um ano para o outro? Mas se quiseres saber em que dia é que é a Páscoa cada ano, até ao ano 2050 podes espreitar aqui

E se quiseres fazer experiências com ovos podes tirar ideias daqui... mas faz essas habilidades com uma pessoa crescida, pode ser nas férias. Vais ver que te vais sentir um cientista ou então um mágico!

E afinal quando é que sabem mais sobre a Alice e o Coelho Branco??? Há um sítio onde encontras algumas actividades é este. Mas a história é que vale a pena.

Bom mas vou apresentar-te a Alice e alguns amigos deles... já viste onde está o Coelho?


Eu vou ler um pouco do 1º capítulo - No buraco de um coelho. Querem saber como começa? Aqui vai...

"Começa a Alice a estar farta de estar sentada à beira-rio com a irmã, sem ter nada que fazer: já tinha espreitado não sei quantas vezes para o livro que a irmã estava a ler e que não tinha gravuras nem diálogos. "Mas para que é que serve um livro - pensou a Alice - sem desenhos nem conversas?"...

Bom o resto fica para amanhã...
mas se quiserem já podem espreitar aqui o texto que vou ler ... e depois podem ver como continua a história aqui.

Durmam bem!