2009-03-15

Da Páscoa, aos coelhos e a Alice....

Amanhã vai ser a última 2ª feira que vou estar com eles antes da Páscoa e então comecei a pensar - O que é que se passa nesta época???

Há o hábito dos ovos de Páscoa, dos folares, dos chocolates, das amêndoas...
mas também há quem goste dos coelhinhos de Páscoa que vão esconder (ou encontrar?) os ovos!

E a Alice? O que é que ela tem a ver com isto??? Bem a Alice de que falo é a "Alice no País das Maravilhas" que tem um amigo que é o Coelho Branco. Será que conhecem a história??? Já vos falo dela, lá mais à frente, ou antes... amanhã!!!!

Fui ver na net se encontrava histórias infantis ligadas a estes temas... e claro que encontrei. Depois fiquei com a dificuldade da escolha, aí é que a "porca torce o rabo" (isto é um provérbio, experimentem descobrir um), ou seja, é mesmo difícil.
Será que eles gostam desta? Hum... esta é muito grande, mas esta também não é quase nada...

Bem, acabei por me decidir pelo princípio da história da Alice mesmo quando ela conhece o Coelho Branco.
Já vos estou a ouvir refilar... Mas isso não tem nada a ver com a Páscoa!!! Pois não...

Bom, então deixo aqui uns sítios para visitarem (nas férias, ou logo à tardinha em casa, ou na sala com a professora Sara ou o professor Luís) e aprenderam coisas sobre a Páscoa.

Em Mirandela é que se fazem os folares (espreita aqui)

Mas na Alemanha (onde nasceu a tradição do Coelhinhos de Páscoa) é muito diferente. Lá enfeitam os ovos que ficam muito coloridos. Aqui vês um a ser pintado (eu amanhã vou levar um a sério para verem ao vivo).

Nesse país, há muitos anos, dizia-se às crianças que os coelhos levavam os ovos e os escondiam nas ervas. Na manhã do dia de Páscoa as crianças tinham de procurar os ovos escondidos pelos coelhinhos.
Para saberes mais sobre estas tradições alemãs podes clicar aqui e se quiseres vai visitar aqui o Museu do Coelho da Páscoa na Alemanha.

Mas também podes ler a versão curta da LENDA DO COELHO DE PÁSCOA (aqui)

E o que são Ovos de Páscoa (vejam aqui)?

Sabes que o dia de Páscoa está sempre a mudar de um ano para o outro? Mas se quiseres saber em que dia é que é a Páscoa cada ano, até ao ano 2050 podes espreitar aqui

E se quiseres fazer experiências com ovos podes tirar ideias daqui... mas faz essas habilidades com uma pessoa crescida, pode ser nas férias. Vais ver que te vais sentir um cientista ou então um mágico!

E afinal quando é que sabem mais sobre a Alice e o Coelho Branco??? Há um sítio onde encontras algumas actividades é este. Mas a história é que vale a pena.

Bom mas vou apresentar-te a Alice e alguns amigos deles... já viste onde está o Coelho?


Eu vou ler um pouco do 1º capítulo - No buraco de um coelho. Querem saber como começa? Aqui vai...

"Começa a Alice a estar farta de estar sentada à beira-rio com a irmã, sem ter nada que fazer: já tinha espreitado não sei quantas vezes para o livro que a irmã estava a ler e que não tinha gravuras nem diálogos. "Mas para que é que serve um livro - pensou a Alice - sem desenhos nem conversas?"...

Bom o resto fica para amanhã...
mas se quiserem já podem espreitar aqui o texto que vou ler ... e depois podem ver como continua a história aqui.

Durmam bem!

Sem comentários: