2009-03-22

Saramago para crianças


Amanhã é dia de trabalhar com o 4º ano... é o nosso segundo dia de actividade e vai decorrer na sala deles...
E o que é que eu estou a preparar para fazermos?

Bem, estamos a entrar na Primavera... e pensei em explorar algo que tenha a ver com essa época. E nem de propósito, uma amiga minha (a Teresa) enviou-me esta semana um vídeo com um filme de animação que achei que estava mesmo a calhar.

Chama-se "A maior flor do mundo" e foi feito a partir de um livro infantil... ou talvez não!

A história foi imaginada por José Saramago que é um escritor português que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1998 - para saber mais sobre este escritor (aqui) e sobre esse prémio (aqui).
O José Saramago escreve livros para gente crescida... mas criou esta história para gente mais pequena... Bem, ele acha que não sabe escrever para as crianças e, por isso, desafia os seus leitores (e ouvintes) a escreverem a história que ele imaginou...

quem sabe se um dia não lerei outra vez esta história, escrita por ti que me lês mas muito mais bonita

Ah! Então podemos imaginar as histórias sem sermos nós a escrevê-las? Bem, acho que sim...
Mas, então, ele escreveu um livro para crianças ou não? Claro que sim, pois está à venda nas livrarias e nos supermercados na secção de crianças.
Querem ver a capa? Aqui fica.


(clica na imagem)

E querem ver o livro por dentro??? Cliquem aqui que vão ver as páginas do livro e as suas ilustrações.

Bem, mas nós amanhã vamos ver o vídeo e depois vamos conversar sobre a história. Podemos falar, por exemplo, sobre os espaços, as personagens, os sentimentos e acções, e vamos ver se chegamos a acordo sobre algumas palavras-chave que podem caracterizar esta história.

Aqui fica então o vídeo com a história "A maior flor do mundo"


A Maior Flor do Mundo from Fundação Jose Saramago on Vimeo.

E será que os alunos vão seguir o desafio do autor e vão querer escrever a história??? Era giro.

Os alunos do Centro de Reabilitação do Alcoitão escreveram uma bem bonita que enviaram para o Blog da Fundação do José Saramago. Podem lê-la aqui. Não achavam giro enviar uma também?

Mas também podem ler a história que foi escrita e ilustrada por um conjunto de pessoas (gente pequena e gente crescida) em Almada. Espreitem aqui pois é muito bonita.

E para saberem mais sobre este autor podem ler a entrevista que lhe foi feita por alunos do 6º ano da Golegã (cliquem aqui ).

Amanhã contamos como foi. Até amanhã.

Sem comentários: