2009-03-16

a partir da Alice no País das Maravilhas

Hoje estivemos a trabalhar no Centro de Recursos da escola e, por isso, estivemos todos à volta da mesa a conversar a partir da história da Alice no País das Maravilhas.

A Madalena lia pequenas partes da história (o 1º capítulo de um livro colorido, com folhas arco-íris) e íamos conversando sobre elas.

Fomos falando, por exemplo, de:

- personagens que entravam mesmo nessa parte da história - a Alice, o Coelho - e aquelas que estavam na lembrança da Alice (a gata Dinah)

- acções que estavam a acontecer - correr, falar, espreitar...

- espaços em que decorria a acção - beira do rio, poço...

Mas também falámos de como se fazem poços, do que acontece se fizermos um poço tão grande que vá sair do outro lado da Terra (vamos encontrar ourto país, a Nova Zelândia, querem ver onde fica??? é aqui).

Quando acabámos de ler este capítulo, a Madalena distribuiu uns cartões com palavras de 4 categorias - personagens animais, acções, características, palavras-chave.
Estes cartões fazem parte de um jogo que se chama A Arca dos Contos, da editora Apenas (para verem como é cliquem aqui).

Fizémos 4 grupos e cada grupo fciou com uma categoria de cartões e teve de escolher algumas palavras que estavam relacionadas com a história que tínhamos lido.

Depois conversámos todos sobre elas. Tivemos de concordar todos com as palavras escolhidas e para isso tivemos de explicar o que pensávamos - Porque é que acham que a palavra segredo é adequada? Será que a palavra invisível tem a ver com isto???

Quando não concordávamos com alguma palavra ela era posta de lado. Foram estas as palavras que seleccionámos:

segredo - tentação -vontade - medo - sabedoria - curioso - maravilhoso - perigoso - invisível - veloz - astuto - viajar - procurar - esquecer

E agora? O que fazer com as palavras???

"Vamos escolher algumas delas e fazer outras histórias???"

"Boa! (disse a professora Sara) Vamos fazê-las depois do almoço na sala e vamos mandar à Madalena, pode ser???"

E lá foram almoçar. E de tarde fizeram mesmo a história. Antes de sairem da escola foram dar à Madalena.

Aqui fica a história.
Vejam lá se não está gira, as mesmas palavras com imaginação dão muitas histórias diferentes. Esta foi construída por todos eles, em conjunto.

O palhaço mágico

Era uma vez um palhaço muito medroso que tinha muito medo de não conseguir fazer rir as pessoas. O palhaço tinha um cão muito astuto chamado Chucha que, além disso, era muito curioso. O palhaço e o Chucha trabalhavam num maravilhoso circo colorido. Um dia apareceu uma menina chamada Maria que tinha um galo invisível, só a Maria o conseguia ver. A maior parte das vezes as pessoas pensavam que falava sozinha. A Maria tentava guardar esse segredo para os outros não pensarem que ela era uma menina tonta por falar sozinha. Ela tinha muita vontade de partilhar o seu segredo mas não podia e isso era uma grande tentação. Quando a Maria chegou ao pé do palhaço ele disse:
- Tens um galo muito engraçado.
Ela respondeu:
- Como é que sabes? Tu consegues ver o meu galo?
- Claro que sim, com sabedoria e alguns poderes mágicos eu consigo ver. Eu costumo viajar por todo o mundo com os meus poderes.
- O teu cão é muito veloz, é perigoso? - perguntou a Maria.
- Não, ele é muito meigo. Anda, vem procurar amigos e damos um espectáculo que ninguém vai esquecer.

Não acham que tenho uns amiguitos bem imaginativos??? Eu acho! Estão de parabéns...

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá.Eu e a minha mãe viemos ao blog ler a história e a minha mãe gostou muito e também concorda que a história está muito bonita e que temos todos muita imaginação.
Muitos beijinhos Natacha

mada disse...

Olá Natacha (e mãe)

A vossa história está memso muito bonita e conseguiram usar as palavras todas...
Uma colega minha (a Teresita) disse que podia ser giro pintar de outra cor, na história, as palavras que tinham de usar. Eu vou fazer isso para tdoso verem melhor. E vou emendar 2 erros que eu tinha feito e que não tinha reparado.
Beijinhos e bom resto de semana
Madalena

Catarina Ruivo Antunes disse...

Olá!
Gostei mesmo muito, a Carolina não está aqui comigo agora, já está a dormir,mas este fim de semana venho cá com ela ler, e para ela me contar como foi fazer esta bonita história.
Beijinhos

Centro Recursos da escola básica Integrada Dr. Joaquim de Barros disse...

Olá Catarina e Carolina e outros meninos e meninas

Que tal a Carolina (com a ajuda da Catarina)contar aqui (num comentário) como é que fizeram a história?
Tenho a certeza que as pessoas que por aqui andam (e eu) também gostavam de saber como é que estes pequenotes fazem estas belas histórias...
Ficamos á espera.
Beijinhos da Madalena para todos

Catarina Ruivo Antunes disse...

Estou aqui com a Carolina ao meu lado... e foi assim: Fizemos a história com a ajuda da professora Sara e dos meus colegas, com as personagens, Maria, Palhaço , Cão e Galo. E fizemos aquela história com alegria!
Beijinhos Carolina...
Acho que falta aqui mais qualquer coisa...mas!!... temos que pedir ajudas aos outros colegas da turma! :o)