2009-04-20

O que se passou na sala do 2º ano

O prometido é devido, embora com algum atraso... então, aqui vai um pouco do que se passou ontem com os pequenotes do 2º ano.

O que é que eles sabiam da expressão 25 de Abril? Porque são ainda muito pequenitos nenhum sabia muito bem o que tinha acontecido no dia 25 de Abril de 1974. Mas alguns sabiam, por exemplo, que é o nome de uma das pontes sobre o Tejo...

Para saberem mais dessa data deixo aqui a ligação para a história que foi sugerida pela minha amiga Teresa (nos comentários). É mesmo muito bonita - chama-se O Tesouro e está aqui


Falámos só um bocadinho da razão pela qual é feriado (a Revolução dos Cravos) e começámos a partir daí a explorar as várias datas que tinha seleccionado para falar com eles.

Como viram, as datas não estão por ordem cronológica, ou seja, os anos não estão na ordem... E isso foi um dos desafios que lhes coloquei. Um a um foram escrevendo no quadro da sala o ano de que estávamos a falar, mas aí tinham de ficar por ordem. E portaram-se muito bem (são alunos do 2º ano) com uns números mais difíceis que outros, mas eles ajudavam o colega que estava no quadro. E acertaram todos... Aqui fica um desenho da linha do tempo que ficou no quadro.

Ficaram com a ideia de que passaram muitos anos entre o primeiro (1500) e o último (1974)...

À medida que falávamos dos acontecimentos íamos explorando uma ou outra das ligações que eu tinha encontrado. E, claro que estavam com vontade de ver os vídeos (em particular, o do Charlot que estava mesmo ali a rir-se para eles).

E de quais gostaram mais? Bem, alguns dos acontecimentos interessaram mais uns que outros.


Mas acho que todos gostaram das viagens espaciais e de ver o lançamento do 1º homem para o espaço - conversámos sobre os fatos dos astronautas (era cor de laranja), para que servia o capacete (por causa da respiração), da razão pela qual o astronauta disse que a Terra era azul (aqui fica uma imagem da Terra vista do ar para verem que parece mesmo azul)...

E tenho a certeza que todos gostaram de explorar o código Morse... sim, de explorar, pois fomos experimentar o tradutor que está na net (aqui).

Claro que todos queriam ver o nome deles escrito em código Morse... mas só experimentámos alguns nomes:
- o do Diogo ( -.. .. --- --. --- ) Espera, quero passar para o meu caderno!
- o da Sofia ( ... --- ..-. .. .- )
- o da Sara - Será que conseguem adivinhar já alguns dos sinais de algumas letras?
E foram capazes de saber qual era o s e o a ( ... .- .-. .- )

Para vocês experimentarem escrever o vosso nome ou uma frase, podem consultar o código (letras e números) aqui ou podem ir ao tradutor.

E outro tema que todos gostaram muito foi o do Charlie Chaplin que eles não conheciam. Bem, depois de verem o filme que estava no post anterior, uma aluna lembrou-se que tem em casa um filme deste actor - o Charlot. Até se ofereceu para o levar um dia destes para a escola para todos verem... Que sorte, não é???

Estiveram todos a ver com muita atenção o filme em que o Charlot faz uma dança de ballet com 2 garfos e dois pães... e, claro que se divertiram (e tiveram ideias que espero que não tenham dado mau resultado no almoço!).

Como vêem conversámos de muitas coisas e ficaram muitas pontas para continuar a explorar... E acho que algumas dessas ideias vão continuar a ser trabalhadas pelos alunos, agora com a Sara e, talvez, em casa com alguns pais (no Magalhães???).
Para já, ficaram com ligações a sites que podem ajudar essa exploração... e com alguns livros do Centro de Recursos da escola que eu lhes deixei na sala e claro que os pais e avós também sabem muitas coisas destes temas.

E pode ser que eles nos venham aqui deixar alguns desses trabalhos (ou fotos deles) para nós vermos, ou que continuem a conversa aqui nos comentários... Nós íamos gostar não era????

Bem, e agora até para a semana (com os alunos do 4º ano).

Bom dia 25 de Abril para todos!

1 comentário:

Catarina Ruivo Antunes disse...

Olá a todos!!
Aqui fica o meu testemunho...no 25 de Abril de 1974...eu ainda não era nascida...mas o pai da Carolina já...e imaginem só...ele tinha quase 7 anos...quase a idade da Carolina...e passou o dia a ver desenhos animados, porque nesse dia não houve escola!!...Mas o mais importante foi termos conquistado a LIBERDADE, tenho muito orgulho em dizer que tive um tio avô que ajudou a que isso acontecesse!!! A Carolina ficou a saber muito bem a lição que aprendeu com a Madalena...Obrigada Madalena... :-)