2009-03-09

Afinal inventaram uma história ou muitas...

Como correu este primeiro dia de trabalho com os alunos do 4º ano???

Eu acho que foi bom, deu para nos conhecermos um pouco, para eu saber alguns nomes deles, mas também para eles saberem como é que podemos fazer coisas em conjunto.
Vimos o blog, alguns dos posts e alguns dos comentários. Ficaram com o endereço para irem lá dialogar com todos os que nos visitam...

Lemos a história que eu tinha escolhido (a História do contador de histórias) que afinal não é uma história - "não tem princípio nem fim", "não tem diálogos", "não sabe bem o que se passou"...

Mas mesmo assim resolvemos explorar algumas ideias a partir delas:
Que personagens? - o menino e o escaravelho
Que acções? - contar
Que espaços? - livro
Que palavras-chave? - Dúvida, História

Então achei que talvez fosse possível construirmos uma história em comum.
Começámos por escolher Personagens, Espaços, Acções, Palavras-chave.
Bem, estas foram as que me lembrei, mas houve logo alguém que achou que também era bom dizer o ano em que se ia passar a história, ou seja, que era bom pensarmos no Tempo em que se passava.

Aqui ficam então as escolhas que eles fizeram:

Ricardo, Mariana, Chita, 2012, Floresta, Correr, Medo

Como seria de esperar já não havia muito tempo para que cada um deles, ou em pares fossem escrever histórias a partir dali. Resolvemos começar a fazer uma história em conjunto. O que não é fácil com todos eles a terem muitas ideias. Mas lá fomos tentando dar alguma ordem ao que se ia desenvolver.

Em grupos de 3 ou 4 foram escrevendo partes da história. O que iam imaginando tinha de conjugar entre si e isso, às vezes exigia alguma discussão e escolhas sobre hipóteses diferentes, ou alterações do que já estava antes... Enfim, o processo de escrita que deve ser habitual - imagina - escreve - reformula.

À medida que a história ia crescendo, as ideias iam surgindo cada vez mais complexas - umas mais divertidas, outras mais sinistras e outras mais positivas...

E alguém começou a perguntar - E o título???

Como o tempo apertava (estava chegar a hora do almoço) resolvemos pensar em títulos possíveis que claro que traduziam algumas dessas variantes de histórias.

Então como ficámos???

Com um princípio comum de história construída por todos

O Ricardo e a Mariana são jovens namorados que estavam a viajar de avião para as férias de 2012. O motor do avião avariou-se e fez o avião cair numa floresta.
Perto do sítio onde caiu o avião havia uma gruta onde uma chita habitava com os seus filhotes. Ela ouviu um grande estrondo e foi ver o que se passava. Quando lá chegou viu uma coisa muito estranha - um avião a deitar fumo... e algumas pessoas presas nos lugares ...

Com alguns títulos possíveis

Namorados em perigo
Uma viagem perigosa
Uma viagem de avião atribulada
A chita salvadora
A chita e os seus dois amigos
Um dia de sorte
Um dia de azar
Um dia amaldiçoado
E o que vai acontecer agora???

Cada um deles vai escolher um título e acabar a história de acordo com esse título.

Espero que depois, pelo menos alguns deles, venham aqui partilhar essas histórias nos comentários...

3 comentários:

Catarina Ruivo Antunes disse...

Muito bem, estes meninos do 4º Ano e do 2º Ano são uns sortudos em ter uma Madalena! :-)

mada disse...

E que tal a Carolina entrar nesta "aventura" de continuar a história???
Bem, mas na próxima 2ª feira eu talvez vá desafiar os coelgas da carolina para entrarem na onda da construção de histórias.
Beijinho à Carolina "canguru"

Anónimo disse...

e a chita viu o Ricardo e a Mariana desmaiados. A chita correu para salvar os dois jovens. Ela conseguiu e o avião explodiu e ela levou-os para a caverna.
Alexandre Samsonyuk, 4º ano