2009-04-25

Vamos soltar a imaginação e criar...

Hoje resolvi inventar alguns desafios para colocar amanhã aos alunos do 4º ano.
Bem, mas se os pequenotes do 2º ano os virem tenho a certeza que também vão fazer coisas giras...

Estou curiosa por os ver soltar a imaginação e criar histórias.
Mas talvez comece por lhes contar uma história, ou antes por os convidar a ouvir uma história.
Acho que esta é capaz de ser apropriada:

O Lápis do André
(clica na imagem ou no título para a veres)
O QUE PODEM FAZER?
Em pares, escolhem um desafio e vão trabalhar em conjunto nele, ok?

Tens 3 possibilidades: 2 histórias com a Dagmar e 1 história com as fotos.

Com a DAGMAR
(imagens do livro "Era uma vez uma casa" de Dagmar Urbánková)
1. escolham uma das histórias,
2. continuem a história,
3. ilustrem-na com mais outro desenho
Olá, eu sou a Dagmar. Às vezes acontecem-me coisas estranhas…
História 1

Um destes dias, comi uma maçã depois de jantar. Tinha sido um dia muito bom, tinha ido à praia e jogado à bola com uns amigos e, por isso, estava muito cansada… tanto que quase adormeci em cima do prato!
De repente, estava a voar no espaço, deitada numa canoa que era uma semente da maçã!
Como é que isto me aconteceu? Para onde é que fui? E como é que voltei?

História 2


Penso que os bolsos do meu casaco são mágicos. Por exemplo, ontem levava um livro no bolso esquerdo para ler em casa. Quando o abri começou a chover e as páginas do livro ficaram azuis como a água… bem e as palavras eram estranhas…
O que é que teria acontecido? Como é que consegui ler o livro? De que tratava?
Com as Fotos
História 3
1. Escolhe 3 fotos destas quatro
2. Com essas 3 fotos vais inventa uma história que as ligue….
3.nomes aos sítios e às personagens...
4. Podes acrescentar personagens e podes ilustrar com mais uma imagem
Espero que se divirtam. Mãos à obra!
Tenho a certeza que vão sair coisas giras, depois contamos como foi.

Sem comentários: