2009-03-08

Vamos ter novos parceiros!!!

A partir de agora este espaço vai ser vivido por mais alunos e alunas da escola - vão ser os alunos do 4º ano!

Alguns desses alunos já vão à Biblioteca de vez em quando e por isso já nos conhecemos. Mas será que vão gostar dos desafios que lhes vou colocar e se vão querer partilhar aqui algumas das nossas "conversas" e os resultados dos desafios.

Mas, atenção... E os meninos e meninas do 2º ano!
O que vai mudar é que agora eu só vou estar com eles de 15 em 15 dias. Amanhã estou com o 4º ano e, depois, na semana a seguir vou estar com os do 2º ano... e assim sucessivamente...
Por isso, vamos continuar a vê-los por aqui...

Ou seja, vamos todos ganhar novos amigos de conversa e de leituras, não vamos perder nenhuns... E até pode ser que os desafios para uns agradem também aos outros... ou que comecem a fazer histórias juntos!!!

E como é que vamos começar amanhã???

Uma das primeiras coisas que vamos fazer é, com certeza, passar por aqui.
Vamos espreitar o que por aqui se passa e logo vemos se os novos parceiros também querem alimentar a imaginação de quem nos visita...

Será que gostam
De contos, de histórias, de poesia???
De de ler, de ouvir ler...
E de os inventar??? E de os ilustrar???

Bem, para começar eu vou ler-lhes uma história, mas será mesmo uma história???

Vai ser do livro do Histórias que me contaste tu. Lembram-se dele??? Para saberem mais deste livro podem espreitar aqui...


Aqui fica o princípio e o fim de uma destas histórias de que gosto muito e que lhes vou ler amanhã:
"Uma vez de manhãzinha (contou-me o Escaravelho) a Sara e a Ana iam de mãos dadas para a escola.
Ou talvez não fosse de manhã. Talvez fosse depois de almoço, já não me lembro. Aliás, talvez (o Escaravelho Contador de Histórias hesitou um pouco) não fossem a Sara e a Ana, talvez fossem o...
...
Não há dúvida que eu não sei esta história. Deve ser outra pessoa quem a sabe... Como é que eu posso contar uma história que eu não sei? Vou ver se me lembro de alguma coisa que eu saiba..."

Hum!!! então será que as histórias contam coisas que as pessoas já sabem... será???

Vamos ver se os meus novos parceiros vão querer "fazer" histórias com algumas palavras. Pode ser que estas sejam boas para começar a "brincar" com elas:
Personagens - Acções - Espaços - Palavras-chave
(pessoa ou animal) (ousar ou procurar) (ilha ou floresta) (tesouro ou segredo)

Será que há mais alguém que queira entrar neste jogo de criar histórias??? É só deixá-las aqui, nos comentários.

Amanhã, como é habitual, contamos o que se passou!

Sem comentários: