2009-03-01

Brincar com as palavras...

Olá de novo

Pelo que sei o Carnaval dos pequenotes na escola foi animado... E o vosso???

Lembrei-me de continuar a explorar o espírito da brincadeira... e não é que dei com um livro com um nome mesmo a calhar?
O título é O Brincador e foi escrito por Álvaro de Magalhães
(para saber mais do livro cliquem aqui).


Acho que o vou levar amanhã para a escola para o mostrar às minhas amigas e amigos do 2º ano. É um livro de poemas para crianças e jovens de que gostei. Penso que lhes irei ler alguns de vez em quando.

Querem ver como é que o escritor se apresenta? É assim:

O Brincador

Quando for grande, não quer ser médico, engenheiro ou professor. Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for. Quero brincar de manhã à noite, seja no que for. Quando for grande, quero ser um brincador.
Ficam, portanto, a saber: não vou para a escola aprender a ser um médico, um engenheiro ou um professor. Tenho mais em que pensar e muito mais que fazer. Tenho tanto que brincar, como brinca um brincador, muito mais o que sonhar, como sonha um sonhador, e também, o que imaginar, como imagina um imaginador...
A minha mãe diz que não pode ser, que não é profissão de gente crescida. E depois acrescenta, a suspirar: “é assim a vida”. Custa tanto a acreditar. Pessoas que são capazes, que um dia também foram raparigas e rapazes, mas já não podem brincar.
A vida é assim? Não para mim. Quando for grande, quero ser um brincador. Brincar e crescer, crescer e brincar, até a morte vir bater à minha porta. Depois também, sardanisca verde que continua a rabiar mesmo depois de morta. Na minha sepultura vão escrever: “Aqui jaz um brincador. Era um homem simples e dedicado, muito dado, que se levantava cedo todas as manhãs para ir brincar com as palavras”.


E querem ler um dos poemas dele? Espreitem aqui o Limpa as palavras .

Vou ver se a nossa conversa de amanhã começa por este texto e, depois de conversarmos um pouco sobre a ideia de brincar e de imaginar, penso desafiá-los para irmos ler um poema de outro livro - Fala Bicho.



Estou a pensar ir ler o texto "Na terra dos tigres" com o qual espero provocar a imaginação dos pequenotes para formas de brincar com as palavras.


E neste livro podem ouvir a leitura do texto se clicarem no botão

Será que vão ficar com vontade de despois brincarem eles com palavras de que gostem???

Eu depois conto como foi!!! Bom Domingo.

Sem comentários: