2008-11-17

Alguns auto-retratos dos alunos do 2º ano

Os pequenotes do 2º ano chegaram à sala do Centro de Recursos cheios de pressa para se sentarem nos computadores. Eles são bastantes para os poucos computadores que temos e, por isso, às vezes é preciso que fiquem 3 alunos em alguns computadores, o que torna complicado negociar como se vai trabalhar.

Para que as coisas funcionem melhor, a Madalena (sou eu!) quer sempre conversar um bocadinho com eles no início. Como é habitual, juntamo-nos todos à volta da mesa grande que temos na sala e desta vez foi para conversar de auto-retratos...

A princípio não sabiam bem o que era, mas a professora Sara lembrou-lhes que eles já tinham falado disso no ano passado, quando tinham ido à Biblioteca de Oeiras. Então, alguns deles lembraram-se e, com as mentes já mais despertas, as ideias começaram a surgir.

Foram então para os computadores onde já estava aberto este blog e o Paint.

Estiveram a ver os auto-retratos que eu tinha colocado no post anterior, mas também andaram a rever os desenhos que já tinham feito anteriormente.

Depois começaram a tentar fazer os auto-retratos dos elementos do grupo que estava em cada computador.

Claro que alguns grupos foram mais rápidos a negociar a forma de trabalhar e, por isso, conseguiram fazer uns retratos mais completos. Mas aos poucos eles vão conseguindo melhorar as suas dinâmicas e aprendendo a ceder e a esperar uns pelos outros.

Na maior parte dos grupos, cada aluno fazia o seu retrato e os colegas esperavam ou davam umas "dicas". E isso é bonito, revela que são capazes de se inter-ajudar.

Mas também houve um grupo de dois meninos que resolveram escrever...

Outros alunos fizeram o seu retrato em papel e lápis.

Para já, ficam aqui os auto-retratos dos que trabalharam no Paint, depois eu irei colcoar os que desenharam em papel.

O Raul, o Ruben e o Alex começaram por desenhar só uma figura, mas depois resolveram fazer o retrato dos três. Não estão engraçados? Mas vou ver se eles me dizem qual é a figura de cada um deles...
E este não está giro? Foi a Carolina o Fábio e o Leonardo que fizeram... Primeiro o Fábio (ao centro) conseguiu estar sozinho no computador a desenhar. Quando se foi embora, a Carolina (à esquerda) resolveu aproveitar o computador livre para fazer o auto-retrato dela. Quase se esqueceu dos sapatos mas lembrou-se a tempo e fez umas belas botas verdes. Chegou então a vez do Leonardo (à direita) que dizia que não tinha muito jeito para o desenho. Mas eu acho que está bem giro, um lourito com um grande camisolão vermelho... E repararam como estão todos sorridentes!!!
E este da Inês e do Diogo?... Um grande contraste mas que até funciona... e mais uma vez dois colegas sorridentes! Desculpem, apaguei sem querer os vossos desenhos que já estavam aqui colocados. Como não estou na escola, tenho de esperar pela próxima 2ª feira para os voltar a colocar (aqui fica a minha foto para eu não me esquecer!).
O Daniel e o João Pedro usaram o Paint para escrever o que cada um gosta mais, foi uma forma diferente de se darem a conhecer.
A Natacha, a Rita e a Bia também fizeram uns belos auto-retratos, não acham? E conseguiram escrever os nomes delas usando o lápis, o que é difícil... Bom trabalho!

Dentro de dias eu voltarei aqui, para colocar o resto dos desenhos que fizeram nesta 2ª feira, está bem?

Espero que continuem a trabalhar bem na escola com a vossa professora Sara.

Beijinhos para todos

2 comentários:

Anónimo disse...

Estão todos de Parabéns, são uns grandes artistas... :)
Já agora...que tal todos que vierem visitar o blog, deixarem um comentário aos nossos mais pequenos??

Unknown disse...

Que fixe! são todos uns pequenos grandes artistas!
Um graaaande beijinho para todos e em especial para a Carolina.
Da tia Babada...!