2008-11-14

Auto-retratos... o que são e o que podem ser

Hum... eu sei o que são retratos, mas auto-retratos?... Não sei bem será que tem a ver com retratos?

Podemos ir pesquisar... por exemplo, à Internet. Foi o que fui fazer e encontrei muitos auto-retratos.
Por exemplo, num blog de pequenitos vi os que foram feitos pelos "escritores" de lá. Aqui fica um bem giro.
Querem ver os outros "escritores desse blog? Cliquem aqui

Ah!!! então, sempre tem a ver com retratos... Mas este não é uma foto!!!

Pois não, há muitas formas de fazer retratos. Pode ser em fotografia, mas também pode ser em desenhos por exemplo, desenhos digitais (por exemplo, no Paint).

Encontrei este de uma poetisa - Constança Lucas - que o desenhou. Não o acham bonito? Se clicarem na imagem podem ler uma poesia dela...

E este? Já foi desenhado em papel...
O que é que ficamos a saber deste rapaz? Parece que faz muita coisa ao mesmo tempo e que gosta de jogar à bola!!! Se clicarem na imagem vão dar ao blogue do autor.Mas também há auto-retratos que são feitos em texto e alguns em poesia.
Vejam este poema com o título "Auto-biografia sumária" da Adília Lopes (uma escritora portuguesa)
Os meus gatos
gostam de brincar
com as minhas baratas

Com que ideia é que ficam dela? Esta é uma foto dela e de um dos seus gatos (clica na foto para saberes mais sobre ela).

E há pintores que mostram que gostam de brincar nos seus auto-retratos. Vejam lá este, pintado por Durer em 1536 e intitulado "Leão". (se clicarem na imagem podem saber mais...)

Lembrei-me de desafiar os meus parceiros e parceiras do 2º ano a fazerem o auto-retrato deles. Podia ser no Paint, ou em desenho de papel e lápis, ou até em texto...

Será que vão gostar? Eu depois digo.

Sem comentários: