2009-05-03

E o que vai acontecer amanhã???

Vou desafiar os alunos do 2º ano para um projecto ambicioso... É um projecto para escreverem, desenharem, pesquisarem, imaginarem...

A ideia veio a partir da prenda que demos à minha colega Teresa (lembram-se dela?) Quando ela fez anos nós (as colegas dela) demos-lhe o cargo de madrinha de um animal do Jardim Zoológico e ela ficou com o Bilhete de Identidade desse animal. Se quiseres saber mais sobre esta modalidade aqui fica o link ZOO de Lisboa

Então qual é o dasafio que vou fazer??? Vamos construir um livro com os nossos Bilhetes de Identidade???

Sim, uns bilhetes de identidade muito particulares!
Além de dizerem quem somos pode incluir dizer do que gostamos, do que não gostamos, do que achamos que somos, do que imaginamos que iremos ser daqui a 13 anos.
Eles terão 20 anos e nós, Sara,... onde estaremos e como???
Já criei umas folhas de papel com as categorias e alguns espaços para eles registarem os elementos que forem recolhendo ao longo do tempo. Sim, porque isto de fazer um Bilhete de Identidade tem que se lhe diga! Não é de um dia para o outro!

Aqui ficam as categorias que ele vai ter (se eles gostarem delas):

- Nome, peso e altura e desenho (não é foto!)
- Características e o que gosta de fazer
- Animais de que gosta
- Viagens que quer fazer
- Comida de que gosta e de que não gosta
- Quando tiver 20 anos...

Quando tivermos os Bilhetes de todos vamos fazer um livro (digital???) e todos ficamos com um exemplar.
Deve ser giro, daqui a muitos anos, olharmos para esse livro, e lembrar do que éramos e descubrir se o que vivemos é parecido com algum dos nossos sonhos... Não acham????

Será que vão gostar???

mas os do 4º ano também produzem!!!

De facto, os alunos do 4º ano também têm feito alguns trabalhos, eu é que ando um pouco lenta a colocá-los. Bem, mas hoje vou dar conta das histórias que eles fizeram na semana passada.

Lembram-se que eu os tinha desafiado a continuar uma história das que eu tinha começado??? Eram 3 propostas para eles escolherem uma. Bem alguns fizeram isso, mas outros resolveram fazer histórias a partir de 2 das propostas, e ainda houve outros que resolveram fazer uma outra totalmente diferente.

Trabalharam dois a dois e, como imaginam, não é fácil desenvovler uma história em pouco tempo (mais ou menos meia-hora) ainda por cima em conjunto. Mas eles conseguiram quase todos.

Foi giro ver que muitos escolheram a história só com imagens (a proposta 3).

Aqui ficam as histórias que começaram a construir, pode ser que alguns se entusiasmem e queiram melhorá-las ou continuarem a alargá-las...

A partir da proposta 1

A viagem
Uau! Onde é que eu estou? – exclamou ela?
De repente surgiu uma voz estranha dizendo:
- Estás em Danisa, o planeta imaginário.
- Um planeta imaginário? Que raio de planeta é esse? – perguntou ela – Aind anão dei esse planeta!
- Estás em outra galáxia! – disse a voz estranha.
- Eu vou dizer a todos os meus amigos!
_ não, não podes dizer! – disse a voz estranha – Aqui vais conhecer muitas coisas novas e pessoas simpáticas. Primeiro vais para o nosso hotel “Sabelita” de 5 estrelas que é grátis.
- Que fixe! Mas não posso ficar aqui muito tempo, tenho de voltar para a minha casa!
- Não te preocupes, não ouviste eu te dizer que esta galáxia é imaginária?
- Ah! Claro, então vamos para o hotel! Diz ela não muito confiante!
Daniela e Isabela

A partir da Proposta 2 e 3

Um dia estranho
Tentei ler mas não percebi nada! Tentei secá-lo, primeiro ao sol e então secou. Mas as palavras continuaram estranhas e faltava alguma coisa…
De repente, tudo à minha volta ficou escuro e o livro começou a falar…
- Não consegues ler-me?
- Não, as letras são estranhas. E agora estou a falar com um livro! Isso é impossível!
- Impossível?
Então o livro, triste, deixou a menina sair daquela escuridão. A menina então saiu de casa para contar aos seus amigos, e encontrou um cãozinho perdido e ficou com ele. Nesse instante o cãozinho começou a ladrar e levou-a para um parque de diversões onde encontraram uma roda gigante e mais ao fundo havia muita neve. Fomos para o parque natural, onde encontramos muitas árvores. Depois voltámos para casa e a porta estava trancada, mas tive de abrir com a chave.
Foi um dia muito estranho!

Letícia e Maria João

A partir da Proposta 3

As 3 dimensões
Um dia de Verão, um menino chamado Ricardo, viu uma porta luminosa e decidiu entrar. Quando entrou viu tudo cheio de neve e estava tudo vazio. O Ricardo entrou na floresta e começou-lhe a cheirar a fumo, aproximou-se e viu o mato todo queimado. Lá ao pé havia uma ribeira, onde ele foi buscar água para apagar o fogo. Lá ao pé havia um barco que passava a ribeira. O Ricardo meteu-se lá dentro e atravessou a ribeira. Do outro lado, viu um parque de diversões. Ele ia a entrar e ouviu, tri, tri, tri. Abriu os olhos e era o relógio a tocar para mais um dia de escola.
João Lourenço + Henrique


A floresta em chamas
Era uma vez à muitos anos atrás uma floresta a um kilómetro de distância de um parque de diversões. Encontrei um cão deitado no meio do chão da floresta. Uma senhora muito velhota viu muito fumo a sair de uma montanha russa e entrou no carro e foi ter com o pobre do cão. Depois levou o cão para casa, só que ele estava ferido. Então foi ao veterinário e ele ficou melhor e viveram para sempre, um cão e uma senhora… e apagaram as chamas.
Lídia e Miguel

Uma feira
O dono da feira abriu as suas tendas e depois foi pôr a trabalhar as suas montanhas russas.
Quando olhou para o lado estava um cão abandonado, o cão era bebé. O cão estava a ganir, o homem pegou no cão e levou-o para dentro das suas tendas e deu-lhe de comer. O cão gostou do homem e ficou lá com ele.
À noite quando a feira fechou o cão foi atrás do homem para o carro. O homem teve pena e levou-o para casa.
Gabriel, David, Tinoco

O Rodrigo que não conseguia abrir a porta
Um dia o Rodrigo não conseguia abrir a porta de casa. Então pediu ao Júnior para pedir a chave à mãe. Como ficava muito longe o Júnior tinha um atalho. Quando chegou ao parque de diversões, como o Júnior tirou um bocado da roupa da mãe, cheirou e foi à procura dela. Quando encontrou ladrou à mãe e deu-lhe as chaves da porta.
João Borges e Alexandre

O cão mal-criado
Era uma vez um cão que estava à porta de uma feira popular a guardá-la.
Um homem viu o cão que estava a guardar a feira e empurrou-o com muita força e abriu a porta.
O cão muito irritado começou a ladrar, ao ao ao. E foi a correr ter com o homem.
O homem foi à procura do dono da feira popular e encontrou-o a ler o jornal azul.
O cão foi à procura do homem, e ouve uma grande algazarra.
O homem escondeu-se debaixo da mesa do dono da feira e tapou-se com a toalha da mesa.
O cão farejou até que encontrou o homem e o homem pediu-lhe desculpa e levou-o à roda gigante.
Matilde e Raquel

Bem e esta até teve direito a ilustração, além das linhas terem cores diferentes...

E aqui fica mais uma ilustração de um dos alunos, esta também com um cão que se chama Júnior...

Até à próxima e continuação de boas histórias

mais notícias dos pequenitos do 2º ano

Pois é, eu só contei o que se passou na sessão de trabalho com os alunos do 2º ano (do dia 25 de Abril) mas durante o resto da semana eles continuaram a trabalhar os temas na sala com a professora, a Sara.

E fizeram trabalhos bem giros... Como eu tinha dito, os interesses foram variados. Resolvemos digitalizar alguns dos trabalhos que eles fizeram (em papel bem grandes, coloridos e quase todos em grupo) e colocá-los aqui para apreciarem.

Houve quem tivesse gostado da viagem do Homem à Lua - o Daniel e a Beatriz

E vários gostaram de ir ler os contos de Anderson - a Carolina, a Natacha e o Diogo, mas também a Rita e a Mariana. Ora vejam:



E Lisboa também foi escolhida pela Inês e a Tatiana

E houve quem gostasse de saber mais sobre os animais do Brasil e as viagens dos descobrimentos. Foram o Hugo e o Raul e o Ruben


mas também o Leonardo, o João e a Flávia que resolveram desenhar no computador uma das naus dos descobrimentos.

Voltámos a ter o nosso blog bem ilustrado por estes artistas, não é?


2009-04-25

Vamos soltar a imaginação e criar...

Hoje resolvi inventar alguns desafios para colocar amanhã aos alunos do 4º ano.
Bem, mas se os pequenotes do 2º ano os virem tenho a certeza que também vão fazer coisas giras...

Estou curiosa por os ver soltar a imaginação e criar histórias.
Mas talvez comece por lhes contar uma história, ou antes por os convidar a ouvir uma história.
Acho que esta é capaz de ser apropriada:

O Lápis do André
(clica na imagem ou no título para a veres)
O QUE PODEM FAZER?
Em pares, escolhem um desafio e vão trabalhar em conjunto nele, ok?

Tens 3 possibilidades: 2 histórias com a Dagmar e 1 história com as fotos.

Com a DAGMAR
(imagens do livro "Era uma vez uma casa" de Dagmar Urbánková)
1. escolham uma das histórias,
2. continuem a história,
3. ilustrem-na com mais outro desenho
Olá, eu sou a Dagmar. Às vezes acontecem-me coisas estranhas…
História 1

Um destes dias, comi uma maçã depois de jantar. Tinha sido um dia muito bom, tinha ido à praia e jogado à bola com uns amigos e, por isso, estava muito cansada… tanto que quase adormeci em cima do prato!
De repente, estava a voar no espaço, deitada numa canoa que era uma semente da maçã!
Como é que isto me aconteceu? Para onde é que fui? E como é que voltei?

História 2


Penso que os bolsos do meu casaco são mágicos. Por exemplo, ontem levava um livro no bolso esquerdo para ler em casa. Quando o abri começou a chover e as páginas do livro ficaram azuis como a água… bem e as palavras eram estranhas…
O que é que teria acontecido? Como é que consegui ler o livro? De que tratava?
Com as Fotos
História 3
1. Escolhe 3 fotos destas quatro
2. Com essas 3 fotos vais inventa uma história que as ligue….
3.nomes aos sítios e às personagens...
4. Podes acrescentar personagens e podes ilustrar com mais uma imagem
Espero que se divirtam. Mãos à obra!
Tenho a certeza que vão sair coisas giras, depois contamos como foi.

2009-04-20

O que se passou na sala do 2º ano

O prometido é devido, embora com algum atraso... então, aqui vai um pouco do que se passou ontem com os pequenotes do 2º ano.

O que é que eles sabiam da expressão 25 de Abril? Porque são ainda muito pequenitos nenhum sabia muito bem o que tinha acontecido no dia 25 de Abril de 1974. Mas alguns sabiam, por exemplo, que é o nome de uma das pontes sobre o Tejo...

Para saberem mais dessa data deixo aqui a ligação para a história que foi sugerida pela minha amiga Teresa (nos comentários). É mesmo muito bonita - chama-se O Tesouro e está aqui


Falámos só um bocadinho da razão pela qual é feriado (a Revolução dos Cravos) e começámos a partir daí a explorar as várias datas que tinha seleccionado para falar com eles.

Como viram, as datas não estão por ordem cronológica, ou seja, os anos não estão na ordem... E isso foi um dos desafios que lhes coloquei. Um a um foram escrevendo no quadro da sala o ano de que estávamos a falar, mas aí tinham de ficar por ordem. E portaram-se muito bem (são alunos do 2º ano) com uns números mais difíceis que outros, mas eles ajudavam o colega que estava no quadro. E acertaram todos... Aqui fica um desenho da linha do tempo que ficou no quadro.

Ficaram com a ideia de que passaram muitos anos entre o primeiro (1500) e o último (1974)...

À medida que falávamos dos acontecimentos íamos explorando uma ou outra das ligações que eu tinha encontrado. E, claro que estavam com vontade de ver os vídeos (em particular, o do Charlot que estava mesmo ali a rir-se para eles).

E de quais gostaram mais? Bem, alguns dos acontecimentos interessaram mais uns que outros.


Mas acho que todos gostaram das viagens espaciais e de ver o lançamento do 1º homem para o espaço - conversámos sobre os fatos dos astronautas (era cor de laranja), para que servia o capacete (por causa da respiração), da razão pela qual o astronauta disse que a Terra era azul (aqui fica uma imagem da Terra vista do ar para verem que parece mesmo azul)...

E tenho a certeza que todos gostaram de explorar o código Morse... sim, de explorar, pois fomos experimentar o tradutor que está na net (aqui).

Claro que todos queriam ver o nome deles escrito em código Morse... mas só experimentámos alguns nomes:
- o do Diogo ( -.. .. --- --. --- ) Espera, quero passar para o meu caderno!
- o da Sofia ( ... --- ..-. .. .- )
- o da Sara - Será que conseguem adivinhar já alguns dos sinais de algumas letras?
E foram capazes de saber qual era o s e o a ( ... .- .-. .- )

Para vocês experimentarem escrever o vosso nome ou uma frase, podem consultar o código (letras e números) aqui ou podem ir ao tradutor.

E outro tema que todos gostaram muito foi o do Charlie Chaplin que eles não conheciam. Bem, depois de verem o filme que estava no post anterior, uma aluna lembrou-se que tem em casa um filme deste actor - o Charlot. Até se ofereceu para o levar um dia destes para a escola para todos verem... Que sorte, não é???

Estiveram todos a ver com muita atenção o filme em que o Charlot faz uma dança de ballet com 2 garfos e dois pães... e, claro que se divertiram (e tiveram ideias que espero que não tenham dado mau resultado no almoço!).

Como vêem conversámos de muitas coisas e ficaram muitas pontas para continuar a explorar... E acho que algumas dessas ideias vão continuar a ser trabalhadas pelos alunos, agora com a Sara e, talvez, em casa com alguns pais (no Magalhães???).
Para já, ficaram com ligações a sites que podem ajudar essa exploração... e com alguns livros do Centro de Recursos da escola que eu lhes deixei na sala e claro que os pais e avós também sabem muitas coisas destes temas.

E pode ser que eles nos venham aqui deixar alguns desses trabalhos (ou fotos deles) para nós vermos, ou que continuem a conversa aqui nos comentários... Nós íamos gostar não era????

Bem, e agora até para a semana (com os alunos do 4º ano).

Bom dia 25 de Abril para todos!

2009-04-19

em Abril aconteceu...

De volta depois das férias da Páscoa!

Hoje faz anos uma amiga minha (a Teresa,... muitos parabéns coloridos!!!!) e esta semana comemora-se um dia muito importante para Portugal - o 25 de Abril de 1974 (algumas imagens e uma canção - aqui).


Isso fez-me pensar que podia ser giro procurar saber que outras coisas aconteceram no mundo em Abril...
Então fui à procura e encontrei alguns acontecimentos muito giros... Eu gostei, será que os meus amiguitos e amiguitas vão gostar???

Aqui ficam algumas datas e outras coisas para amanhã conversarmos colocarmos por ordem...

2 Abril 1805
nasceu Hans Christian Andersen - escritor de contos infantis
- para saberes mais - o sítio na wikipedia
- para leres alguns contos dele - um sítio com a foto dele junto ao nosso Aqueduto das Águas Livres

11 Abril 1970
Os homens começaram a viajar no espaço no século XX. Mas as viagens nem sempre correram bem... Por exemplo, a da nave Appolo 13 (Dos Estados Unidos da América) teve alguns problemas, mas conseguiram voltaram à Terra ainda em Abril, no dia 17!
Podes ver imagens reais desta viagem (clica aqui )

21 Abril 1960
Ainda continuamos nas viagens espaciais, o primeiro homem que foi lançado no espaço foi Yuri Gagarin (russo).
Neste vôo ele disse a famosa frase: "A Terra é azul". Porque será???
Queres ver um vídeo do lançamento? Vai aqui
E para saber mais dessa viagem e da sua vida - na wikipedia

16 Abril 1889
Também há coisas interessantes sobre o cinema. Neste dia nascia o actor Charlie Chaplin, o que ficou conhecido como o Charlot. Será que o conhecem???
Aqui é o sítio oficial em que encontras tudo sobre ele (mas em inglês).
Mas também podes ver filmes dele. Por exemplo estes:
– Tempos Modernos (clica aqui)
- O Circo (clica aqui)
- O garoto (clica aqui)


22 Abril 1500
Neste dia, o navegador Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil viajando num barco como este:

Queres saber mais deste navegador? (clica aqui onde podes ver a imagem maior)

27 de Abril 1791
Neste dia nasceu Samuel Morse que foi um dos inventores do telégrafo e do código Morse. Sabes o que é este código?
- podes ver na Wikipedia
- neste sítio aqui podes ver o teu nome escrito em código Morse

29 Abril 1870
Neste dia inaugurou-se a estátua de D. Pedro IV no Rossio. Acho que sabes onde é... mas aqui fica uma página da wikipedia onde podes ver fotos e ler informações...

É muita coisa! Qual delas é que eles vão querer espreitar???

Amanhã dizemos o que se passou!

2009-03-23

Será que vão escrever uma história para o Saramago???

Hoje de manhã estive na sala do 4º ano como previsto.

Fomos ver o post em que estava o trabalho deles da sessão anterior, pois alguns alunos tinham feito continuações da história mas não as tinham conseguido colocar lá. Tinham feito as histórias no caderno. Então fomos colocar uma delas, a do Alexandre, nos comentários para perceberem bem como se fazia (vejam nos comentários deste post).
Agora espero que outros colegas vão lá colocar as suas histórias...

Era tempo, então, de nos dedicarmos à história "A maior flor do mundo". O livro está disponível para empréstimo na biblioteca da escola e, por isso, levei-o para a sala. Pudemos ler um bocadinho do livro (o princípio e o fim) e ver algumas das ilustrações. Espero que fiquem com apetite para o requisitarem e lerem.

Alguns meninos já conheciam o nome do escritor mas não sabiam que ele tinha ganho o Prémo Nobel... em 1998 - "Foi o ano em que eu nasci" disse um deles!

Fomos, então, ver o video mas a imagem ficava parada de vez em quando. Aproveitávamos esses momentos para conversar sobre algumas partes, para antecipar o que podia acontecer, mas também para apreciar a animação.
"de que são feitos os bonecos?... parece plasticina!"...
"Estão muito bem feitos,... até o carro e as árvores... o escaravelho tem cara de pessoa!"

Viram o filme com atenção e acho que gostaram.

Desafiei-os então a escreverem uma história para enviarmos para o blog de José Saramago (como fizeram noutras escolas).
Parece que alguns gostaram da ideia e para os ajudar a construir essa história lembrei-me de fazer um exercício com as cartas da "Arca dos Contos".

Dividiram-se em 4 grupos e cada grupo ficou com algumas cartas e com uma tarefa:
- decidir quais as personagens mais importantes da história e dar-lhes nomes
- escolher 4 palavras que traduzissem as acções mais relevantes da história
- decidir quais eram as palavras-chave mais apropriadas
- escolher palavras que caracterizassem as personagens ou as situações
Mas estas escolhas deviam ser discutidas em grupo para depois serem partilhadas com o resto da turma.
Aqui ficam as propostas a que eles chegaram:
Nomes das personagens
André (filho) - Pedro (pai) - Mafalda (mãe) - José (escaravelho) - Margarida (a flor) - José Magalhães (o autor/narrador)
Acções
transformar - querer - viajar - ousar
Palavras-chave
sacrifício - transformação - vontade
Caracterizações
perigoso - curioso - maravilhado - teimoso - furioso - emocionado - astuto - veloz

Para que estas palavras fossem aceites por todos, era preciso que todos compreendessem a relação delas com a história.
Por isso debatemos coisas como estas:

"quem é que foi astuto?" - O André
"e o que é que era perigoso?" - ir atrás do escaravelho José para longe da casa
"e quem é que ficou maravilhado?" - o André mas também as pessoas todas da aldeia
"e quem é que ficou furioso?" - os pais, bem mas eles também ficaram preocupados, assustados e depois emocionados quando encontraram o André...

Então combinámos que se devia acrescentar a palavra emocionado que não aparece nas cartas.

E agora, o que fazer com estas palavras???
Escrever a história para enviarmos ao José Saramago.

Como já era hora de almoço ficou combinado que faziam a história mais tarde e que me enviavam depois...
Ficamos à espera pois eles estiveram bastante entusiasmados a decidir as palavras importantes...

E agora desejos de Boa Páscoa para vocês todos com muitas amêndoas e ovos de chocolate...