2009-06-01

As histórias que lemos e os medos que partilhámos

Olá de novo

Como estava planeado estive com os alunos do 2º ano e lemos histórias do livro escrito pela Madalena, o Francisco e a Isabel...

Mas eu li 2 histórias diferentes das que tinha pensado. Foram O Dragão da Teresa e O Regresso da Bruxa Lucília.

Querem ler um bocadinho de cada uma? Aqui vai... só para se lembrarem:

O Dragão da Teresa
...
Há muito tempo que o dragão dizia que um dia tinha de se ir embora, mas a Teresa punha a sua voz mais querida e dizia sempre:
- Por favor! Fica mais uns dias! Tenho medo de adormecer quando não estás no meu quarto...

Pois é, ela não tinha medo do dragão, ele ajudava-a a afugentar os medos das outras coisas...

E aqui fica um pouco da outra:

O Regresso da Bruxa Lucília
...
- Pai, está ali uma bruxa a bater à minha janela, e a dizer que quer dormir no meu quarto. Diz que é sua amiga.
O Francisco sentou-se na cama, sobressaltado:
- Filho, que disparate!!! Uma bruxa a bater à janela e a dizer que é minha amiga???

As histórias demoraram mais do que um minuto e meio a ler, claro. Mas também, contar uma história é uma coisa séria, deve ser saboreada,... criando um certo clima!

Estas eram histórias pequenas e, por isso, eles não ficaram nada maçados. Além disso, eram histórias engraçadas que falavam de coisas difícies que eles também sentem. Mas que tinha ideias bem humoradas para ajudar a ultrapassar os medos e a resolver as situações difícies.

Claro que apeteceu começar a falar dos nossos medos. Sim, dos nossos, que as pessoas crescidas também têm medos. Bem, dos medos e dos nojos, como sugeriu um deles!

"Madalena, a minha mãe não gosta de ratos mas eu acho que não é bem medo, é nojo! Também podemos falar também dos nojos?"

E curiosamente havia também boas ideias para estratégias de aprender a ultrapassar os medos.

Então lembrámo-nos de fazer grupos para partilhar os medos e descobrir em conjunto estratégias de os ultrapassar. Demos uma cartolina grande e algumas canetas gordas a cada grupo para eles escreverem as suas ideias.

Foi bem giro ver como se ajudaram, alguns a sugerirem estratégias para os medos dos outros (ou seria para os medos deles???).

Aqui ficam as fontes de medos e as estratégias encontradas:

Medos (e nojos)
tirar sangue
animais - alforrecas, ratazanas, cães, aranhas, tubarões, leões, cobras e serpentes, crocodilo, javali, caranguejo, formigas, lagartichas, escorpião, gafanhotos, pit bull
as sombras do meu quarto
do escuro

Estratégias
pôr os pés à beira de água (para quem tem medo de alforrecas)
brincar com os cães mais pequenos, ir a um canil e passar algum tempo com os cães
ficar algum tempo a ver um gafanhoto
habituar-me
fazer amigos
o pai, a mãe, os amigos, o meu irmão
ver as sombras mais vezes
pôr luz

A ideia que um grupo teve de incluir os nojos fez-me lembrar que, em tempos, houve uma exposição no Pavilhão do Conhecimento (no Parque das Nações em Lisboa) que se chamava Knojo! A Ciência Indiscreta do Corpo Humano

Vão espreitar ao site (cliquem aqui) onde encontram imagens da exposição e a explicação dos módulos da exposição. Aí podem encontrar algumas ideias para saberem responder a perguntas como estas:
O que provoca o mau hálito? E o cheiro a suor? De onde vêm os barulhos estranhos que o estômago produz? De que são feitos os macacos do nariz?

Bom, esta foi uma divagação... mas acho que eles vão divertir-se com as perguntas... e talvez aprendam com as respostas.

Como perceberam gostei de estar com estes pequenotes e acho que eles gostaram das histórias...

1 comentário:

Catarina Ruivo Antunes disse...

Olá amigos...já não deixava aqui um comentário há muito tempo... a Exposição Knojo...foi muito gira...Levei a Carolina e mais uns amiguinhos a ver, foi mesmo gira e n o j e n t a...mas apendemos muitas coisas...e até vimos como funciona o vómito (blhec) e a carolina andou dentro dum nariz!!! Valeu a pena...
Beijinhos e até breve...estou à vossa espera no meu Blog, também tenho lá novidades...até do festival onde alguns de vocês foram cantar... ora espreitem... :o)