2009-05-17

A caminho do dia 1 de Junho....

Olá a todos!

Na última sessão com os meus amiguitos do 2º ano começámos a fazer os nossos Bilhetes de Identidade... Bem uns bem mais recheados que aqueles que todos temos! Lembram-se disso?

Claro que não se conseguiu fazer tudo naquela sessão, por isso, eles levaram as fichas para completar durante a semana....
E pelo que eu soube eles continuaram a trabalhar nelas e imagino que já devem estar quase todas prontas. Amanhã diremos.

Mas o que é que isso tem a ver com o título deste post?

No dia 1 de Junho comemora-se, em Portugal, o Dia Mundial da Criança e há um tema que é muito importante e que está relacionado com esse dia. Estou a pensar nos Direitos das Crianças...
Pois é, as criança têm direitos! Bem, toda a gente tem... mas há uns que são especiais para as crianças!
Um deles - o artigo 7 - diz isto:
Tens direito a uma identidade e a um nome. O teu nome, os dos teus pais e a data do nascimento devem ser registados ao nasceres.
Então o que andamos a fazer dos Bilhetes de Identidade tem tudo a ver com este direito!
Por isso, amanhã vou falar com eles sobre os Direitos das Crianças.
E acho que este pequeno vídeo pode ser um bom princípio




Estou a pensar fazer umas actividades de grupo a partir deste video e de alguns materiais em desenho sobre estes direitos:
Direito à não violência
Direito à diferença
Direito à palavra
Direito a ser protegido
Direito ao acesso à informação
Espero que eles gostem do tema, que se converse sobre alguns dos seus direitos e que tenham boas ideias para se entusiasmarem a fazer coisas interessantes.

Claro que os produtos que fizerem serão divulgados aqui no nosso blog, mas também poderão ser expostos na Biblioteca da escola para todos os meninos e meninas da escola os verem...

2009-05-13

A actividade do 4º ano na Biblioteca

Na 2ª feira passada as actividades com os alunos do 4º ano aconteceram na Bibiloteca como estava previsto.

Como é habitual juntámo-nos todos à volta da mesa grande e conversámos sobre o que podíamos fazer.
Expliquei-lhes a ideia que tinha tido e eles ficaram interessados - alguns iam para os computadores para melhorarem a história que tinham começado na sessão anterior e outros iam à descoberta da organização da Biblioteca.
Dividiram-se então em 2 grupos.

O dos computadores teve de ficar só com 6 meninos, pois só estavam 3 computadores operacionais!

Aqui fica a história de duas das alunas que a continuaram - a Isabella e a Daniela. Estiveram bem compenetradas a fazer a sua história e no final fui ter com elas para ajudar a perceber os sinais que o Word lhes tinha dado sobre algumas palavras.
- Umas vezes era para chamar a atenção para uma palavra mal escrita e nem sempre foi verdade. Por exemplo, aconteceu com nome da Isabella e então elas tiveram de "ensinar" ao computador essa nova forma de escrever a palavra!
- Outras vezes era para chamar a atenção para os sinais - os dois pontos (:) ou as vírgulas (,) - estavam separados da palavra anterior.

Claro que elas emendaram o que estava menos bem e então ficou a história que aqui podem ler

A viagem
- Então vamos! - exclamou ele
Quando chegaram, a Laura ficou muito espantada com aquela multidão.
- O teu quarto é este! - disse uma senhora.
- Que lindo, era tudo o que eu queria!
No dia seguinte a Laura conheceu aquela cidade fantástica:
Aprendeu a cozinhar Isadani que era como frango com paparone.
E também aprendeu a fazer uma sobremesa chamada Milonio.
Que é feito com morangos, ananás, kiwi e chocolate.
Daniela e Isabella

Não vos fez crescer água na boca??? E que tal alguém dar aqui a receita destas comidas? Eu gostava de experimentar! E vocês?

Os outros foram para a zona dos livros para saber melhor como estava organizada a Biblioteca. e estiveram bem entusiasmados e atarefados.

A primeira dificuldade que tinham de resolver era a de lerem a planta da biblioteca que eu lhes tinha colocado na ficha de apoio a trabalho, e de identificarem o local das estantes que eu lhes tinha assinalado.

Com algumas hesitações lá se encontraram os espaços onde iam procurar um livro.
Uns escolheram na zona da Geografia onde procuraram mapas, outros foram para a Literatura e outros ainda na zona da História...

E depois sobre o livro...
Madalena! O que é isso da cota? Uma velhota?
Onde é que está a editora? O nosso livro não tem data???
Ah e o índice? Não encontro!...

Mas aos poucos, com a minha ajuda mas também uns com os outros, lá foram dando conta do recado e muito bem.
Estiveram bem trabalhadores e no fim disseram que queriam fazer mais actividades destas...

Fica então um trabalho de casa para mim - imaginar outra actividade de descoberta...
E na Biblioteca há tanta coisa para descobrir!!!

2009-05-10

A turma do 4º ano vai à Biblioteca

Todos sabem o que é uma Biblioteca... mas sabem mesmo?
Por exemplo, sabem como estão organizados os livros?

Podem espreitar aqui (uma zona dedicada aos mais novos no site da Rede das Bibliotecas Escolares ) para verem como são organizadas as Bibliotecas escolares.

Normalmente, as colecções de livros nas bibliotecas são classificadas, de modo a facilitar a localização e consulta por parte dos utilizadores.


(as imagens são daqui)

A classificação pode obedecer a diversos critérios, sendo mais comum a classificação por assuntos e, dentro do mesmo assunto, por nome do autor (pelo apelido e alfabeticamente).

Amanhã é dia de trabalhar com os alunos do 4º ano e eu vou desafiá-los para irem passar uma hora na Biblioteca em vez de ser eu a ir à sala deles.

E o que vamos fazer? Como a turma ainda é grande, vou dividi-los em dois grupos com trabalhos diferentes.

1. Um grupo vai fazer uma actividade na zona dos livros para conhecerem melhor a organização da Biblioteca e alguns aspectos relacionados com a consulta dos livros... No próximo ano eles já vão ter de fazer sozinhos os seus trabalhos de pesquisa por isso, imagino que será bom saberem bem como a utilizar.
Vão ter uma planta da sala e algumas orientações para:
(i) descobrirem um livro,
(ii) identificarem o que é preciso,
(iii) lerem alguma parte,
(iv) registarem uma opinião.

2. O outro grupo vai trabalhar na zona dos computadores e o desafio é melhorarem as histórias que fizeram na nossa última sessão (lembram-se que eles inventaram 7 histórias? podem lê-las aqui).
Vão poder trabalhar no Paint (para desenhar) ou no Word (para melhorar o texto ou para desenvolver a história). É esta a proposta:

PROPOSTA - Melhorar a história

Vamos melhorar uma história e, para isso, podemos:
(i) melhorar a forma como está escrita;
(ii) acrescentar-lhe alguns elementos que a tornem mais interessante;
(iii) ilustrá-la com uma ou 2 imagens.

Podes escolher fazer isso com a história que vocês inventaram ou com a de colegas teus.

Espero que gostem das actividades que preparei para eles... Depois contamos como foi!

2009-05-04

Como se passou hoje?

Então aqui voltamos para dar conta de como se passou a sessão com os mais pequenitos (do 2º ano).
Hoje foram ao Centro de Recursos, tínhamos muito que fazer... Como imaginei eles interessaram-se pela ideia de construirmos os Bilhetes de Identidade.

Distribuímos as fichas que já tinha preparadas para eles recolherem os dados que iam ser necessários para completar o Bilhete de Identidade.
Então começaram a preenchê-las e aí a diversidade surgiu.
- uns quiseram pesquisar sobre os animais que tinham escolhido na Internet ou nos livros;
- outros queriam saber onde ficavam os locais que desejavam visitar e, por isso, foram explorar os Atlas que tínhamos seleccionado para eles consultarem;
- outros ainda queriam desenhar as suas "fotos" e fizeram na ficha com lápis ou no Paint (aqui foi mais difícil)
- alguns preencheram outros campos da sua ficha de dados como sobre a Comida....
Curiosamente alguns tiveram dificuldade em saber as comidas de que não gostavam... Talvez tenham sorte e só lhes dêem comida de que gostam...

E a maioria não foi para o computador... esteve a pesquisar nos livros ou a pensar e a escrever. Isto foi muito bom, pois os computadores não substituem tudo, e os livros são bons amigos, não é?
Mas ficam aqui as imagens que duas alunas fizeram para colocar no seu bilhete de identidade:
A Flávia bem sorridente que quis mostrar as suas trancinhas bem bonitas

E a Natacha que fez uma imagem de corpo inteiro bem colorida e outra só com a cara

Como vêem, o trabalho correu bem, estiveram bem atarefados e ficaram algumas pontas para serem continuadas.
Por exemplo, vai ser necessário medirem a sua altura e pesarem-se, mas também há coisas que eles precisam de continuar a pesquisar.

Combinei com eles que podiam vir aqui ao blog efazerem perguntas nos comentários sobre algum dos temas de que eles precisam de ajuda.

Pelo que percebi, vários tinham necessidade de saber as dimensões e os hábitos de alimentação dos animais. Fui à procura de algum site que os possa ajudar. Acho que este pode ajudar Animais no Mundo

Mas também podem encontrar algumas ajudas aqui Animais na natureza

Ficamos à espera das vossas dúvidas e depois das ajudas das pessoas do mundo!!!

2009-05-03

E o que vai acontecer amanhã???

Vou desafiar os alunos do 2º ano para um projecto ambicioso... É um projecto para escreverem, desenharem, pesquisarem, imaginarem...

A ideia veio a partir da prenda que demos à minha colega Teresa (lembram-se dela?) Quando ela fez anos nós (as colegas dela) demos-lhe o cargo de madrinha de um animal do Jardim Zoológico e ela ficou com o Bilhete de Identidade desse animal. Se quiseres saber mais sobre esta modalidade aqui fica o link ZOO de Lisboa

Então qual é o dasafio que vou fazer??? Vamos construir um livro com os nossos Bilhetes de Identidade???

Sim, uns bilhetes de identidade muito particulares!
Além de dizerem quem somos pode incluir dizer do que gostamos, do que não gostamos, do que achamos que somos, do que imaginamos que iremos ser daqui a 13 anos.
Eles terão 20 anos e nós, Sara,... onde estaremos e como???
Já criei umas folhas de papel com as categorias e alguns espaços para eles registarem os elementos que forem recolhendo ao longo do tempo. Sim, porque isto de fazer um Bilhete de Identidade tem que se lhe diga! Não é de um dia para o outro!

Aqui ficam as categorias que ele vai ter (se eles gostarem delas):

- Nome, peso e altura e desenho (não é foto!)
- Características e o que gosta de fazer
- Animais de que gosta
- Viagens que quer fazer
- Comida de que gosta e de que não gosta
- Quando tiver 20 anos...

Quando tivermos os Bilhetes de todos vamos fazer um livro (digital???) e todos ficamos com um exemplar.
Deve ser giro, daqui a muitos anos, olharmos para esse livro, e lembrar do que éramos e descubrir se o que vivemos é parecido com algum dos nossos sonhos... Não acham????

Será que vão gostar???

mas os do 4º ano também produzem!!!

De facto, os alunos do 4º ano também têm feito alguns trabalhos, eu é que ando um pouco lenta a colocá-los. Bem, mas hoje vou dar conta das histórias que eles fizeram na semana passada.

Lembram-se que eu os tinha desafiado a continuar uma história das que eu tinha começado??? Eram 3 propostas para eles escolherem uma. Bem alguns fizeram isso, mas outros resolveram fazer histórias a partir de 2 das propostas, e ainda houve outros que resolveram fazer uma outra totalmente diferente.

Trabalharam dois a dois e, como imaginam, não é fácil desenvovler uma história em pouco tempo (mais ou menos meia-hora) ainda por cima em conjunto. Mas eles conseguiram quase todos.

Foi giro ver que muitos escolheram a história só com imagens (a proposta 3).

Aqui ficam as histórias que começaram a construir, pode ser que alguns se entusiasmem e queiram melhorá-las ou continuarem a alargá-las...

A partir da proposta 1

A viagem
Uau! Onde é que eu estou? – exclamou ela?
De repente surgiu uma voz estranha dizendo:
- Estás em Danisa, o planeta imaginário.
- Um planeta imaginário? Que raio de planeta é esse? – perguntou ela – Aind anão dei esse planeta!
- Estás em outra galáxia! – disse a voz estranha.
- Eu vou dizer a todos os meus amigos!
_ não, não podes dizer! – disse a voz estranha – Aqui vais conhecer muitas coisas novas e pessoas simpáticas. Primeiro vais para o nosso hotel “Sabelita” de 5 estrelas que é grátis.
- Que fixe! Mas não posso ficar aqui muito tempo, tenho de voltar para a minha casa!
- Não te preocupes, não ouviste eu te dizer que esta galáxia é imaginária?
- Ah! Claro, então vamos para o hotel! Diz ela não muito confiante!
Daniela e Isabela

A partir da Proposta 2 e 3

Um dia estranho
Tentei ler mas não percebi nada! Tentei secá-lo, primeiro ao sol e então secou. Mas as palavras continuaram estranhas e faltava alguma coisa…
De repente, tudo à minha volta ficou escuro e o livro começou a falar…
- Não consegues ler-me?
- Não, as letras são estranhas. E agora estou a falar com um livro! Isso é impossível!
- Impossível?
Então o livro, triste, deixou a menina sair daquela escuridão. A menina então saiu de casa para contar aos seus amigos, e encontrou um cãozinho perdido e ficou com ele. Nesse instante o cãozinho começou a ladrar e levou-a para um parque de diversões onde encontraram uma roda gigante e mais ao fundo havia muita neve. Fomos para o parque natural, onde encontramos muitas árvores. Depois voltámos para casa e a porta estava trancada, mas tive de abrir com a chave.
Foi um dia muito estranho!

Letícia e Maria João

A partir da Proposta 3

As 3 dimensões
Um dia de Verão, um menino chamado Ricardo, viu uma porta luminosa e decidiu entrar. Quando entrou viu tudo cheio de neve e estava tudo vazio. O Ricardo entrou na floresta e começou-lhe a cheirar a fumo, aproximou-se e viu o mato todo queimado. Lá ao pé havia uma ribeira, onde ele foi buscar água para apagar o fogo. Lá ao pé havia um barco que passava a ribeira. O Ricardo meteu-se lá dentro e atravessou a ribeira. Do outro lado, viu um parque de diversões. Ele ia a entrar e ouviu, tri, tri, tri. Abriu os olhos e era o relógio a tocar para mais um dia de escola.
João Lourenço + Henrique


A floresta em chamas
Era uma vez à muitos anos atrás uma floresta a um kilómetro de distância de um parque de diversões. Encontrei um cão deitado no meio do chão da floresta. Uma senhora muito velhota viu muito fumo a sair de uma montanha russa e entrou no carro e foi ter com o pobre do cão. Depois levou o cão para casa, só que ele estava ferido. Então foi ao veterinário e ele ficou melhor e viveram para sempre, um cão e uma senhora… e apagaram as chamas.
Lídia e Miguel

Uma feira
O dono da feira abriu as suas tendas e depois foi pôr a trabalhar as suas montanhas russas.
Quando olhou para o lado estava um cão abandonado, o cão era bebé. O cão estava a ganir, o homem pegou no cão e levou-o para dentro das suas tendas e deu-lhe de comer. O cão gostou do homem e ficou lá com ele.
À noite quando a feira fechou o cão foi atrás do homem para o carro. O homem teve pena e levou-o para casa.
Gabriel, David, Tinoco

O Rodrigo que não conseguia abrir a porta
Um dia o Rodrigo não conseguia abrir a porta de casa. Então pediu ao Júnior para pedir a chave à mãe. Como ficava muito longe o Júnior tinha um atalho. Quando chegou ao parque de diversões, como o Júnior tirou um bocado da roupa da mãe, cheirou e foi à procura dela. Quando encontrou ladrou à mãe e deu-lhe as chaves da porta.
João Borges e Alexandre

O cão mal-criado
Era uma vez um cão que estava à porta de uma feira popular a guardá-la.
Um homem viu o cão que estava a guardar a feira e empurrou-o com muita força e abriu a porta.
O cão muito irritado começou a ladrar, ao ao ao. E foi a correr ter com o homem.
O homem foi à procura do dono da feira popular e encontrou-o a ler o jornal azul.
O cão foi à procura do homem, e ouve uma grande algazarra.
O homem escondeu-se debaixo da mesa do dono da feira e tapou-se com a toalha da mesa.
O cão farejou até que encontrou o homem e o homem pediu-lhe desculpa e levou-o à roda gigante.
Matilde e Raquel

Bem e esta até teve direito a ilustração, além das linhas terem cores diferentes...

E aqui fica mais uma ilustração de um dos alunos, esta também com um cão que se chama Júnior...

Até à próxima e continuação de boas histórias

mais notícias dos pequenitos do 2º ano

Pois é, eu só contei o que se passou na sessão de trabalho com os alunos do 2º ano (do dia 25 de Abril) mas durante o resto da semana eles continuaram a trabalhar os temas na sala com a professora, a Sara.

E fizeram trabalhos bem giros... Como eu tinha dito, os interesses foram variados. Resolvemos digitalizar alguns dos trabalhos que eles fizeram (em papel bem grandes, coloridos e quase todos em grupo) e colocá-los aqui para apreciarem.

Houve quem tivesse gostado da viagem do Homem à Lua - o Daniel e a Beatriz

E vários gostaram de ir ler os contos de Anderson - a Carolina, a Natacha e o Diogo, mas também a Rita e a Mariana. Ora vejam:



E Lisboa também foi escolhida pela Inês e a Tatiana

E houve quem gostasse de saber mais sobre os animais do Brasil e as viagens dos descobrimentos. Foram o Hugo e o Raul e o Ruben


mas também o Leonardo, o João e a Flávia que resolveram desenhar no computador uma das naus dos descobrimentos.

Voltámos a ter o nosso blog bem ilustrado por estes artistas, não é?