2009-05-10

A turma do 4º ano vai à Biblioteca

Todos sabem o que é uma Biblioteca... mas sabem mesmo?
Por exemplo, sabem como estão organizados os livros?

Podem espreitar aqui (uma zona dedicada aos mais novos no site da Rede das Bibliotecas Escolares ) para verem como são organizadas as Bibliotecas escolares.

Normalmente, as colecções de livros nas bibliotecas são classificadas, de modo a facilitar a localização e consulta por parte dos utilizadores.


(as imagens são daqui)

A classificação pode obedecer a diversos critérios, sendo mais comum a classificação por assuntos e, dentro do mesmo assunto, por nome do autor (pelo apelido e alfabeticamente).

Amanhã é dia de trabalhar com os alunos do 4º ano e eu vou desafiá-los para irem passar uma hora na Biblioteca em vez de ser eu a ir à sala deles.

E o que vamos fazer? Como a turma ainda é grande, vou dividi-los em dois grupos com trabalhos diferentes.

1. Um grupo vai fazer uma actividade na zona dos livros para conhecerem melhor a organização da Biblioteca e alguns aspectos relacionados com a consulta dos livros... No próximo ano eles já vão ter de fazer sozinhos os seus trabalhos de pesquisa por isso, imagino que será bom saberem bem como a utilizar.
Vão ter uma planta da sala e algumas orientações para:
(i) descobrirem um livro,
(ii) identificarem o que é preciso,
(iii) lerem alguma parte,
(iv) registarem uma opinião.

2. O outro grupo vai trabalhar na zona dos computadores e o desafio é melhorarem as histórias que fizeram na nossa última sessão (lembram-se que eles inventaram 7 histórias? podem lê-las aqui).
Vão poder trabalhar no Paint (para desenhar) ou no Word (para melhorar o texto ou para desenvolver a história). É esta a proposta:

PROPOSTA - Melhorar a história

Vamos melhorar uma história e, para isso, podemos:
(i) melhorar a forma como está escrita;
(ii) acrescentar-lhe alguns elementos que a tornem mais interessante;
(iii) ilustrá-la com uma ou 2 imagens.

Podes escolher fazer isso com a história que vocês inventaram ou com a de colegas teus.

Espero que gostem das actividades que preparei para eles... Depois contamos como foi!

Sem comentários: