Mostrar mensagens com a etiqueta proposta de trabalho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta proposta de trabalho. Mostrar todas as mensagens

2009-01-18

Popeye também fez anos...

Estamos em maré de aniversários, mas este já é um pouco mais velho que a Natacha...

No Sábado dia 17 de Janeiro o Popeye fez 80 anos. Será que sabem quem é o Popeye??? Aqui ficam algumas pistas

É um Marinheiro sempre com um cachimbo na boca...

criado na Banda desenhada e de que também há Desenhos animados...

que come muitos espinafres
(e vocês gostam de espinafres??? Sabem o que são? Espreitem aqui)
para ser forte e lutar com o seu rival Brutus que anda sempre a querer roubar-lhe a namorada Olívia

Então já o conheciam? Tenho a certeza que os vossos pais e avós se lembram dele!!! Bem, se ainda não sabem muito bem quem é,
podem ouvir a notícia da TSF (é só clicar neste microfone )
E que tal, ver o 1º desenho animado do Popeye! Podem ver o filme que foi feito em 1933!!! É mesmo muito antigo, não é? Vejam lá se gostam!


Mas eu gosto muito deste, que também é muito antigo! Será que vocês gostam???


Podiam escrever a história para a colocarmos aqui, que acham??? E fazer uns desenhos?

Espero que se divirtam com o Popeye, eu divertia-me quando era da vossa idade...

2008-12-14

já cheira a Natal...


Está frio, chove e nas terras altas como as da Serra da Estrela já neva! Estamos mesmo a chegar ao Natal...

Amanhã vai ser o último dia de 2008 que vou estar com as meninas e os meninos do 2º ano no Centro de Recursos e com a professora Sara.

Será que vamos conversar sobre o Natal?
- O que é que gostariam de saber? Que perguntas é que querem fazer?
- E que ideias têm de como se passa o Natal noutros sítios do Mundo? Será frio em todo o lado???

Também podemos ler um conto de Natal... nos livros que há no Centro de Recursos... ou na Internet (podem espreitar esta - A filhó dourada)

Ah! e será que alguns querem desenhar árvores de Natal... ou cartões de Natal... ou...? Vou colocar aqui alguns para os inspirar.


Depois contamos o que se passou!!!

2008-11-23

Quando somos pequenos temos muitas ideias diferentes do que queremos ser quando formos mais crescidos...

Eu quis ser... para-quedista, arquitecta, viajante...
NÃO queria ser professora (a minha mãe era professora!)...
Depois quis estudar matemática e trabalhar com as pessoas que "mandavam" pessoas para a Lua!!!

Mas afinal comecei a trabalhar como professora e adorei!

Nunca mais quis ser outra coisa, e por isso tornei-me uma professora de matemática que gosta de espreitar muitas outras coisas (computadores, as artes, as formas de viver de outras culturas...).

E vocês?

O que imaginam que vão ser quando forem grandes???

Vamos imaginar e escrever aqui???? Claro que também podem desenhar...


Será que há meninos ou meninas que querem ser bombeiros???

E alguém quer ser médico???
E há meninas que querem ser futebolistas?E quem gostava de ser artista de circo???


E dançarino? E jardineiro? E escritor? E....E ....?????

E não era giro se alguém com essas profissões viesse falar aqui com os pequenitos do 2º ano??? É fácil, é só fazer um comentário, aqui no final deste post!!

2008-11-14

Auto-retratos... o que são e o que podem ser

Hum... eu sei o que são retratos, mas auto-retratos?... Não sei bem será que tem a ver com retratos?

Podemos ir pesquisar... por exemplo, à Internet. Foi o que fui fazer e encontrei muitos auto-retratos.
Por exemplo, num blog de pequenitos vi os que foram feitos pelos "escritores" de lá. Aqui fica um bem giro.
Querem ver os outros "escritores desse blog? Cliquem aqui

Ah!!! então, sempre tem a ver com retratos... Mas este não é uma foto!!!

Pois não, há muitas formas de fazer retratos. Pode ser em fotografia, mas também pode ser em desenhos por exemplo, desenhos digitais (por exemplo, no Paint).

Encontrei este de uma poetisa - Constança Lucas - que o desenhou. Não o acham bonito? Se clicarem na imagem podem ler uma poesia dela...

E este? Já foi desenhado em papel...
O que é que ficamos a saber deste rapaz? Parece que faz muita coisa ao mesmo tempo e que gosta de jogar à bola!!! Se clicarem na imagem vão dar ao blogue do autor.Mas também há auto-retratos que são feitos em texto e alguns em poesia.
Vejam este poema com o título "Auto-biografia sumária" da Adília Lopes (uma escritora portuguesa)
Os meus gatos
gostam de brincar
com as minhas baratas

Com que ideia é que ficam dela? Esta é uma foto dela e de um dos seus gatos (clica na foto para saberes mais sobre ela).

E há pintores que mostram que gostam de brincar nos seus auto-retratos. Vejam lá este, pintado por Durer em 1536 e intitulado "Leão". (se clicarem na imagem podem saber mais...)

Lembrei-me de desafiar os meus parceiros e parceiras do 2º ano a fazerem o auto-retrato deles. Podia ser no Paint, ou em desenho de papel e lápis, ou até em texto...

Será que vão gostar? Eu depois digo.

2008-11-09

O Gato e o Diabo - James Joyce

Esta história foi escrita por James Joyce que é um escritor irlândes muito importante. Ele nasceu em Dublin, na Irlanda, no ano de 1882 (para veres imagens da Irlanda e de Dublin aqui).

Para começar, vamos ver a capa... que é sempre bom ter uma imagem, para fazer crescer água na boca...
O James Joyce era muito brincalhão e divertia-se muito a escrever os seus livros, onde incluía algumas adivinhas e quebra-cabeças... mas eram livros para gente crescida. Há um muito conhecido, intitulado "Ulisses" (podes saber mais aqui).

No entanto, escreveu um conto para ser saboreado por gente mais pequena... é o conto "O Gato e o Diabo". E porque é que lhe deu para escrever para gente pequena???

Dizem que ele tinha um neto e gostava de lhe contar histórias, pelo menos de contar histórias nas cartas que lhe escrevia e este conto nasceu daí - o vovô Joyce contou-a ao seu neto Stephen...

Eu gosto muito desta história e, por isso, vou lê-la amanhã aos meus amigos do 2º ano que me vão visitar ao Centro de Recursos da escola. Quando nós gostamos de uma história é mais fácil cativar os outros, não acham?

Além disso, também gosto muito de gatos! Tenho um que faz amanhã 7 meses... é novinho e muito ladino... e é quase todo branco (como o da capa do conto do James Joyce...). Esta foto foi tirada no dia em que veio cá para casa... com 2 meses!



Mas voltemos ao conto de amanhã...

O livro tem imagens muito bonitas, desenhadas por um ilustrador e desenhador de Banda Desenhada que se chama Roger Blachon. Eu vou mostrá-las amanhã aos meus amiguitos!

Como o autor escrevia em inglês, foi preciso traduzir a história para português... e isso é feito por uma tradutora que se chama Joana Morais Varela.

Acham que será fácil traduzir um conto? Vejam como ela nos fala do trabalho que teve a traduzir este conto:

"Traduzir é uma coisa muito difícil, e então traduzir um livro do James Joyce é difícil como o diabo. Imagina que, com as brincadeiras do costume ele resolveu jogar com o nome de uma terra que existe mesmo em França e que é Beaugency. Isto quer dizer mais ou menos que «aqui-só-há-boa-gente» e o James Joyce acaba por chamar aos seus habitantes nada mais, nada menos que... gatos! Então, eu tive de inventar um nome português (Linda-a-Gente) para se poder perceber o livro. Assim, faz de conta que esta história se passa no país das palavras que é onde o diabo, afinal, gosta mais de passear. Experimenta lê-la em voz alta para ouvires os sons das palavras a brincarem uns com os outros e, às vezes, a fazerem-nos rir."


Bom, a terra Linda-a-Gente só existe na imaginação, mas a de Beaugency existe mesmo, e não é que tem uma ponte!!! Se quiseres ver a ponte de Beaugency clica aqui .

Será que foi mesmo o diabo que a fez???

2008-11-01

Histórias que me contaste tu...

Este é o título de um livro de que gosto muito. Foi escrito pelo Manuel António Pina e tem ilustrações muito bonitas desenhadas pelo João Botelho (Assírio e Alvim, 2ª ed.).

Esta é a capa do livroQuerem saber mais sobre este livro? Cliquem aqui

Sabem quem é o contador de estórias deste livro??? É um escaravelho... Conhecem os escaravelhos? Hum... se calhar nunca viram nenhum? Espreitem aqui .

E encontrei estes dois, parece que um deles está a contar uma estória ao outro...


E para vos abrir o apetite deixo aqui uma estória desse livro. É uma estória pequenina que penso ler amanhã às meninas e aos meninos do 2º ano que vão ter comigo ao Centro de Recursos.

A história da Lua e do Marinheiro

"Era uma vez um marinheiro que andava sempre na lua. Em lugar de andar de barco, como toda a gente (quer dizer, como todos os marinheiros), andava na lua.
Como se distraía pelo caminho, chegava todos os dias atrasado ao porto e perdia sempre o barco. Então sentava-se no cais com os pés a balouçar sobre a água e ficava longas horas a olhar para o céu.

- É além que eu ando, murmurava ele às vezes, fitando a lua. Parece que estou aqui sentado, mas ando além...

Porém ninguém o escutava. As pessoas passavam e diziam: "Lá está outra vez o marinheiro na lua!"

um dia, o marinheiro tirou por momentos os olhos do céu e viu a lua em forma de barco, a seus pés, brilhando no mar.

- A lua!, disse ele surpreendido, levantando-se. - A lua veio ter comigo, há quanto tempo a esperava!

Desceu as escadas do cais até à água, meteu-se pelo mar dentro e subiu para a lua. pôs-se ao leme, levantou a ãncora, desfraldou as velas, e partiu para todos os sítios, indistintos e distantes, com que sempre sonhara.

Ninguém mais o viu. A gente do porto repara às vezes no seu lugar, agora vazio, no cais, e pergunta:

- Que será feito do marinheiro?
- Deve andar por aí, na lua - respondem.

E anda, nunca nenhum marinheiro teve barco tão bonito!"

(pg. 38, 39)

Será que eles vão gostar??? Eu digo-vos aqui na próxima segunda-feira...

2008-10-26

História do Dia... em que dia???


Olá!

Estou de novo à procura de boas ideias para desafiar os meus amigos do 2º ano que vão ao Centro de Recursos!

Fui espreitar ao sítio da História do dia.

É um sítio onde todos os dias há uma história nova para ler ou ouvir. E para cada história há 2 ou 3 actividades para fazer.
Escolhi uma história que achei engraçada. Será que eles vão gostar???

É a do dia 25 de Outubro de 2008 com o título Lágrimas de crocodilo... Vão lá lê-la, é só clicar no nome da história.

Mas atenção, as actividades que estão lá indicadas não estão todas a funcionar. Não funciona o jogo nem a da lenda da origem da ilha de TIMOR.

Então resolvi procurar na Internet alguma destas coisas e encontrei outro sítio onde podem ler a lenda. Está aqui ...
E sabem onde fica TIMOR??? Para isso, é melhor consultar um mapa, por exemplo este ...

E o que podem fazer mais??? Que tal desenhar no Paint para depois mostrarmos aqui os desenhos que fizeram????

Até amanhã...

2008-10-19

O 2º ano vai estar amanhã na biblioteca!

Andei a pensar sobre o que podia ser interessante para as meninas e meninos que amanhã vão estar na biblioteca comigo...
Eles não me conhecem e eu também ainda não os conheço...
Será que gostam de histórias populares??? Podia ser bom verem e ouvirem uma história popular e depois:
- conversarmos sobre essa história...
- pesquisar sobre algumas palavras que não conhecem,
- desenhar para ilustrar essa história,
- ou... reinventar a história...
-...
Alguém tem mais ideias???

Aqui ficam duas histórias que encontrei e de que gostei:

Os monstros do João (clica aqui)



Corre corre cabaçinha (clica aqui)



E agora?
De qual gostaram mais? Porquê?
Que perguntas gostavam de fazer??? E quem sabe responder?
Vamos começar a escrever aqui ... um pouco mais abaixo,... nos comentários!
Até breve
Madalena