2009-05-31

Os Direitos da Criança pelos alunos do 4º ano

Este post está um pouco atrasado mas vale a pena dar conta do que se aconteceu na última 2ª feira.

Como tinha previsto conversámos sobre os Direitos da Criança... mas como não tinha previsto, não foi possível explorar coisas na net... na sala não havia!!!

Mas não nos atrapalhámos... eu tinha levado as pranchas com imagens de situações relativas aos Direitos da Criança (as que já tinha usado com o 2º ano) e então organizámos a sessão de forma diferente e o que aconteceu foi bem interessante.

Querem saber um pouco sobre esse material que usei? Chama-se Falar e Pensar os Direitos da Criança e é constituído por:

- um dossier com vários recursos para o Professor
- algumas pranchas para os alunos onde há imagens de situações que pretendem ser pontos de partida para se conversar sobre os Direitos correspondentes.

Podem ver algumas das imagens e das actividades lá propostas clicando aqui. Mas deixo uma de exemplo aqui.

A proposta que eu tinha pensado era para conversarmos todos sobre 2 dos direitos.
Mas eles surpreenderam-me pois quiseram dividir-se em grupos em em cada um deles explorar uma das pranchas. Tinham de encontrar a relação entre as várias situações e o Direito que elas ilustravam... e olhem que nem sempre é fácil!

Estiveram bem interessados, e no final da sessão ainda estivemos uns 15 minutos a conversar todos em conjunto. Eles iam explicando uns aos outros de que constava o Direito que lhes tinha calhado e vários deram exemplos de outras situações que conheciam e que se relacionavam com o direito em causa.

Estiveram genuinamente interessados e foram capazes de se respeitar uns aos outros no debate. Fizeram o esforço de se controlarem para falar um de cada vez, ouvindo-se uns aos outros e seguindo um fio de conversa com atenção...
Afinal um dos direitos de que se tratou foi o Direito à Palavra e, para terem esse direito, têm também o dever de respeitar o direito do outro falar, não é?

Gostei mesmo desta sessão e eles também... e acho que algumas das coisas de que falámos os deixaram a pensar. E não é isso que deve acontecer na escola - Ficar a pensar e descobrir coisas novas???

Bem mas para não ser tudo muito sério deixo aqui um miminho para os fazer rir e tenho a certeza que aos pais também. Aqui fica A Ida à Guerra do Raul Solnado!!!

Bom dia da Criança para todos os meninos e meninas!

Sem comentários: