2009-02-01

O Pinóquio vai à escola...


Amanhã vou ler uma história aos meus amiguitos do 2º ano... mas daquelas que vêm de longe... e que estão nos livros de papel!

Vou começar a ler a história do Pinóquio! Se eles gostarem vou lendo ao longo de vários dias, que ele é grande e não se pode ler todo de uma vez!

Vou usar este livro, que é a tradução da história original escrita pelo Carlo Collodi e que está ilustrado pela pintora Paula Rego.
Tal como há um autor original da história também existiam ilustrações originais que foram desenhadas por Enrico Mazzanti, em 1883, para um jornal infantil italiano (podes saber mais se fores aqui).

Mas a história do Pinóquio também já existe em filme de desenhos animados... querem ver um bocadinho de um vídeo (dobrado em brasileiro)? Podem vê-lo aqui.


E aqui ficam 3 das personagens que eu gosto particularmente:
O Gepeto, o Pinóquio e o Grilo Falante


Se quiseres podes ler um pouco da história (em português) que está num sítio português de histórias infantis - chama-se O sótão da Inês. Podes lê-lo aqui com uma música de fundo.

Sabes que há uma cidade na Europa onde se fazem marionetas muito bonitas? É a cidade de Praga, capital da República Checa (para veres onde fica, clica aqui).
Nessa cidade fazem marionetas de madeira (como o Pinóquio) e deixam as pessoas visitar as oficinas onde elas ainda são feitas da forma tradicional.

Eu fui visitar essa cidade em 2006 e estas são 3 fotos que tirei numa dessas oficinas. Numa delas estou a tentar movimentar uma marioneta do Pinóquio, não era nada fácil. Nas outras fotos podes ver a oficina e algumas das marionetas que eles lá construiam.



Mas aqui em Portugal também podes saber mais das marionetas e ver espectáculos de marionetas. Sabes onde???
Pode ser giro ires visitar o Museu da Marioneta que fica em Lisboa (vai aqui para saberes onde fica e o que podes ver lá).

E que tal perguntar aos pais ou avós se se lembram de ver espectáculos com marionetas na rua ou na praia? Eu lembro-me de ver os Robertos na praia (era assim que lhe chamávamos). Se calhar eles também se lembram e gostavam!
Mas se quiserem avivar-lhes a memória mostrem-lhes estas imagens ou este video.

Depois podem vir contar o que descobriram aqui nos comentários.

Sem comentários: