2009-02-15

O Carnaval está a chegar!!!

Pois é, para a semana já é Carnaval!!

Que ideias é que posso ter para conversar, ler ou fazer amanhã com os pequenotes do 2º ano? Bem resolvi pesquisar na net... encontra-se sempre alguma coisa.
Encontrei e escolhi algumas para explorar amanhã. Vamos ver se eles e elas gostam!

Imagens

Estas encontrei-as na Wikimedia Commons (aqui).


Será que os vão inspirar???
Podem imaginar histórias com estas personagens, ou querer desenhar máscaras que gostariam de usar!!!

Provérbios

Esta vida são dois dias e o Carnaval são três.

Músicas
Claro que há músicas de Carnaval. Encontrei estas, brasileiras.
Está bem... eu sei, são muito antigas... mas olhem que são divertidas!!!
Mamã eu quero - 1937 (para ouvir clica aqui)
Chiquita Bacana - 1949 (para ouvir clica aqui)
Linda Morena - 1932 (para ouvir clica aqui)
Tradições

Aqui ficam algumas tradições da Estremadura em torno da ideia de Entrudo (explorem esta entrada do blog At-Tambur - Músicas do Mundo).

E em Cabanas de Viriato (nas Beiras) há uma dança também muito engraçada. Vão ver aqui...

Em Trás-os-Montes há a tradição dos Caretos que são homens disfarçados com uns fatos muito coloridos que percorrem as aldeias.

Se forem a este sítio podem saber mais sobre esta tradição bem divertida e muito nossa!
E neste blog podem saber ainda mais coisas e ver muitas fotos deles como esta que aqui deixo.

Mas não há como vê-los em acção e ouvir o seu som. Bem, mas acho melhor deixar aqui uma prenda directa. Está bem de ver que eu gosto bem deles!!!

E amanhã???
Depois saberão!

3 comentários:

Catarina Ruivo Antunes disse...

Olá a todos...a mim calhou-me, este carnaval, ajudar a Carolina a fazer um fato, mas ela queria um animal...um animal de terras distantes! Já está quase acabado...depois na sexta feira vão ver como nos saímos!!
Beijinhos
Catarina

Anónimo disse...

Olá, novamente a amiga da mãe da Carolina! Acho que é importante falar-se das várias tradições.
O Carnaval vive-se das mais variadas maneiras! Apesar do nosso já começar a ter muita inflência brasileira!

mada disse...

Pois eu também acho que devemos voltar a olhar para as nossas tradições.
Os Carnavais de outros lados são também bons, mas as nossas tradições têm muita coisa bem gira. E mesmo os que estão entre nós mas têm raízes noutras terras (e, felizmente, são já de tanto lado) devem gostar de ver e de participar em modos de festejar diferentes das que conhecem...
Todos diferentes seremos mais ricos do que todos iguais...

Vamos ver se consigo ir espreitar a festa na 6ª feira... bem gostava.

Mas tenho a certeza que vai ser gira.
Beijinhos para todos