2009-02-10

Ensinar o caminho às joaninhas...

Ontem fizemos uma coisa diferente... bem, todos os dias fazemos uma coisa diferente, mas esta foi mais diferente!

Não contámos nenhuma história, não ouvimos nenhuma história,... mas começámos de uma história que já conhecíamos, a da Joaninha vaidosa!

Todos se lembravam dela, das personagens que tinham entrado e de onde é que se passava a história. Aliás, sabiam dizer por onde andavam as joaninhas - nos jardinas e florestas - e que passeavam pelas flores, pelas folhas, pelos ramos das árvores, tal como a da imagem que estava no post anterior.

Então eu mostrei-lhes os "jogos" que tinha escolhido para trabalharmos em conjunto no Quadro interactivo da sala. Eram dois jogos em que a personagem principal é uma joaninha que temos de ajudar a encontrar caminhos.

Mas claro que, para isso, temos de aprender a falar com ela. Temos de lhe dar orientações simples para ela perceber a nossa linguagem. E, para isso, nada melhor que uns sinais simples, como uma seta que indica para andar para a frente ou para trás, e outras que indicam para virar à direita ou à esquerda...

Bem, mas nada melhor que verem a "cara" dos jogos.

Começámos por este que se chama esconder a folha . Foi para aprendermos (nós e a joaninha) a compreender a linguagem uns dos outros. E como fizémos? Cada menino ou menina propunha 2 ou 3 orientações para se dar à Joaninha e, depois, testávamos para ver se íamos no bom caminho. Às vezes não íamos e, por isso, era preciso dar outras indicações que anulassem as que estavam mal, ou apagar a que estava errada e substituir por uma melhor. E, assim, cada um foi dando pistas, aprendendo e ensinando a forma de falar com esta a joaninha.
Mas também aprendiam, por exemplo, a fazer estimativas de quantos passos eram precisos, a perceber para que lado é que ela tinha de se virar, a dar indicações para fazer o oposto do que se tinha feito antes.

Quando já sabíamos "dialogar" com a joaninha passámos para outro jogo onde a ajudámos a caminhar dentro de labirintos.

E este foi mais difícil, pois só víamos se estávamos no caminho certo ao fim de 6 ou 7 orientações. A Madalena não deixava ver passo a passo. Por isso, tínhamos de ir "adivinhando" onde é que a joaninha ia ficando com as indicações que nós lhe dávamos.

E não era fácil!!! Esta foi uma das vezes em que nos enganámos...

Mas não há mal nenhum em nos enganarmos, podemos emendar (clear step) e aprendemos a conhecer melhor os passinhos da joaninha, ou o significado das "palavras" da nossa conversa.

E conseguimos fazer, em conjunto, 2 labirintos diferentes (new maze)! Foi bem giro e todos colaborámos...
Se quiserem jogar é só clicar nas imagens.

No fim, já quando íamos a sair para o almoço, a Carolina convidou-nos a ir ao blog que a mãe dela começou em Janeiro - O que me vai apetecendo pôr aqui... - onde davam a "triste" notícia da morte do seu passarinho Piu...

Fomos ver a sua foto e colocar lá um comentário... para animar a sua companheira Pia :)

O Fábio escreveu como lamentava a morte do Piu, mas quando ia enviar o comentário alguma coisa correu mal e ele voou para outro lado. O Fábio voou também, mas para o almoço, enquanto a Carolina insistiu em escrever um comentário que podem ir lá ver.

Estes pequenotes estão mesmo a gostar de escrever, de ler, de desenhar e de actuar nestes meios digitais... e claro que aprendem (e nós com eles)!!!

Sem comentários: